Atualidade

Motoristas de TVDE manifestam-se em Lisboa contra irregularidades e falta de fiscalização no setor

Os condutores do TVDE, Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados a partir de Plataforma Eletrónica, manifestam-se hoje em Lisboa

O motivo da manifestação tem a ver com as várias irregularidades e falta de fiscalização no setor, nomeadamente serem obrigados a dar descontos que chegam aos 60%.

“As plataformas colocam os valores que bem querem e lhes apetece; nós, pequenos parceiros, empresas PME, não somos consultados sobre os valores praticados e somos obrigados a trabalhar” até “15 horas” diárias para conseguir alcançar os “objetivos mensais”, explica Diogo Fernandes, porta-voz do Grupo TVDE Portugal, à TSF.

Esta situação viola a lei de 2018 que estipula que”os valores das tarifas são fixados livremente entre as partes”, o que “não acontece”.

“Está na lei que temos de ser ouvidos relativamente aos preços praticados, e não somos. O que as plataformas estão a fazer a nível nacional é praticar os seus preços, independentemente se nós concordamos, se conseguimos tirar os nossos salários e pagar as nossas despesas. E isto é muito grave”, completa Diogo Fernandes.

Os trabalhadores pedem a fiscalização no setor, “Queremos alertar o sr. Presidente da República, o sr. primeiro-ministro e os membros do Governo de que é muito importante que eles tenham noção de que existem duas entidades que recebem 25% das taxas que as empresas pagam e só tivemos abordagem da AMT (Autoridade da Mobilidade e dos Transportes). O IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) nada diz, mantém-se em silêncio, como sempre fez. Essas duas entidades são responsáveis, recebem dinheiro dos contribuintes portugueses para fiscalizar as plataformas e não o fazem”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *