Sociedade

Mortes por ‘overdose’ aumentam em Portugal. Cocaína e metadona no topo da lista

As mortes por ‘overdose’ em Portugal aumentaram 45% em 2021 face ao ano anterior, num total de 74, o valor mais alto desde 2009, revela um relatório divulgado esta quarta-feira e que destaca o “valor atípico” da presença de metadona nestes casos (41%).

O documento destaca também que o número de mortes por ‘overdose’ com cocaína (51%) foi o mais elevado desde 2009. Em 39% dos óbitos foi detectada a presença de opiáceos, sendo que estes valores registados nos últimos quatro anos de ‘overdoses’ com cocaína e com opiáceos foram os mais altos desde 2011.

Ainda segundo o estudo, na grande maioria (84%) das ‘overdoses’ havia mais do que uma substância, destacando-se as benzodiazepinas (58%) e o álcool (22%).

Além das 74 mortes por ‘overdose’, foram registados outros 339 óbitos por outras causas e que apresentaram resultados toxicológicos positivos, um número que tem vindo a aumentar desde 2016, atingindo em 2021 o valor mais alto desde 2008.

O mesmo relatório indica ainda que a seguir ao haxixe, as substâncias ilícitas com mais apreensões foram a cocaína (513) e a liamba (449) e, com valores inferiores, a heroína (270) e o ‘ecstasy’ (77).

Estes dados constam do Relatório Anual sobre a Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependência em 2021, do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), apresentando numa audiência na Assembleia da Republica pelo director-geral do SICAD, João Goulão.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *