Morreu Raúl Mendes fundador do ‘Mendes Harmónica Trio’

Raúl de Figueiredo Mendes, fundador do ‘Mendes Harmónica Trio’ faleceu na noite de domingo na sua residência, na Aldeia de Paio Pires, Seixal.

0
2126
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Raúl de Figueiredo Mendes, fundador do ‘Mendes Harmónica Trio’ faleceu na noite de domingo na sua residência, na Aldeia de Paio Pires, Seixal.

Natural de Alvorninha, Caldas da Rainha, cedo foi viver para a Aldeia de Paio Pires, e trabalhou como escriturário e chefe de serviço na Siderurgia Nacional e com um enorme carinho pelos animais, colaborou também com a União Zoófila.

Ao longo da sua carreira de músico, Raúl Mendes foi nove vezes campeão de harmónica a nível mundial, e foi um dos elementos do Trio Harmonia, conjunto português de harmónica, composto também por Hermenegildo Francisco Mendes e José António dos Santos Correia.

Em 1974 fundou o «Mendes Harmónica Trio» com as suas filhas Ana Paula (12 anos) e Maria Luísa (11 anos).

Concorreram ao 1º Festival Ibérico de Harmónica e ficaram em 1º lugar tendo o Trio Harmonia ficado em 2º lugar, e venceram também o 1.º Prémio do Primeiro Certame Ibérico de Harmónica, 1979 – Granada, Espanha, e Raul Mendes venceu também o Prémio de Honra, atribuído ao melhor participante do Festival; 1.º Prémio do Campeonato do Mundo de Harmónica, 1987 – Reino Unido; 1.º Prémio do Campeonato do Mundo de Harmónica, 1989 – Alemanha; 1.º Prémio do Campeonato do Mundo de Harmónica, 1993 – Alemanha.

Em 1989, Raúl Mendes e a filha Maria Luísa formam o Duo “Raul & Luísa” que vencem na disciplina de duos: 1.º Prémio do Campeonato do Mundo de Harmónica, 1989 – Alemanha.

O corpo está esta noite na capela mortuária da Igreja Paroquial de Paio Pires. O funeral terá lugar amanhã às 15h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira o seu comentário
Nome