Atualidade

Morreu o presidente da Associação de Servitas de Fátima

O presidente da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, Pedro Santa-Marta, morreu esta quinta-feira.

Pedro Santa-Marta era servita há várias décadas e estava à frente da Associação desde 2018.

As mensagens de pesar multiplicaram-se nas últimas horas. “Deixa uma saudade enorme a sua capacidade de acolhimento e a entrega da sua vida a Nossa Senhora de Fátima”, pode ler-se numa publicação.

Pedro Santa-Marta | YouTube

“Sempre alegre , sempre fiel, Presidente dos Servitas, a saudade imensa fica e que fique aqui também e para sempre o nosso agradecimento”, refere uma servita que partilhava as funções no Santuário.

A Associação foi criada sob o título de “Servos de Nossa Senhora do Rosário da Fátima” pelo Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, em 13 de junho de 1924.

Tem como objetivo primordial servir os Peregrinos do Santuário de Fátima, prestando-lhes assistência material e espiritual com especial incidência nos doentes.

Os Servitas estão presentes nas Peregrinações Aniversárias, em todos os fins-de-semana de maio a novembro, nos Retiros de Doentes que o Santuário de Fátima organiza ao longo de todo o ano, e em todas as outras Peregrinações ou celebrações que se justifique.

São assistidos espiritualmente por um sacerdote e estão presentes em vários locais do Santuário a ajudar na organização das celebrações, especialmente as senhoras no serviço do Lava-pés e acolhimento de doentes e, no caso dos homens, no Recinto de Oração e na organização das procissões.

A Associação conta atualmente com cerca de 500 membros, entre sacerdotes, religiosos e leigos.

Pedro Santa-Marta era habitualmente quem orientava os Servitas que tinham a função de colocar a Imagem de Nossa Senhora de Fátima no andor durante as grandes Peregrinações anuais ao Santuário.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *