Atualidade

Morreu Nuno Teixeira realizador de ‘Vila Faia’

Morreu esta quarta-feira, aos 76 anos, Nuno Teixeira, vítima de insuficiência cardiorrespiratória, o realizador da primeira telenovela portuguesa, ‘Vila Faia’, com Nicolau Breyner e Margarida Carpinteiro, que marcou a televisão dos anos 80.

Mas esta não foi a única produção de Nuno Teixeira, que realizou ainda os programas de humor de Herman José ‘Tal Canal’, ‘Humor de Perdição’ e ‘Casino Royal’, além de ‘Sabadabadu’, outro programa de humor e música com a dupla Ivone Silva e Camilo; ‘Eu Show Nico’, com Nicolau Breyner e ‘Os Bonecos da Bola’, com Ana Bola.

Dirigiu também as telenovelas ‘Origens’, ‘Chuva na Areia’ e ‘Passerele’ e realizou a versão televisiva de ‘Mãe Coragem e os seus Filhos’, de Bertold Brecht, com Eunice Muñoz.

No campo político, foi o realizador dos tempos de antena da campanha presidencial de Mário Soares e um dos ideólogos da campanha de António Guterres, que o levou à vitória nas legislativas de 1995, e terá sido de Nuno Teixeira a ideia de abrir os comícios ao som de Vangelis.

Herman José deixou uma mensagem nas suas páginas das redes sociais a lamentar a morte do amigo realizador Nuno Teixeira e com uma palavra de conforto à familia do realizador.

«Tivemos sempre uma ligação cordial e perfeita. Só discutimos uma vez… Quando eu insisti que incluíssemos o blooper do Engenheiro Carlos Saraiva da Euromíssil no alinhamento do nosso ‘Tal Canal’.

Achava ele que assumir a fragilidade, seria pouco ortodoxo e nada profissional. E tinha razão à luz das regras da época… Mesmo assim insisti na temeridade, por achar que o prazer que provocava no nosso público fiel, compensaria a mancha na pureza técnica do produto final. Acabou por ceder. E mais tarde por adorar a ideia. A partir desse momento, sempre que eu dizia ‘mata’, ele acrescentava ‘esfola’.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *