AtualidadeDistrito de SetúbalMontijo

Morreu Luíz Graça, antigo Governador Civil de Setúbal e ex-vereador do PSD no Montijo

Faleceu aos 74 anos Luíz Graça, que de Junho de 1990 a Novembro de 1992, foi Governador Civil do Distrito de Setúbal.

Actualmente residia numa casa de repouso em Palmela, e faleceu de doença prolongada.

Luíz Maria Graça nasceu em Tomar em 1948 e começou a sua carreira no ensino como professor efetivo do ensino secundário depois de se licenciar em História pela Universidade de Lisboa em 1974.

Iniciou a carreira de professor do ensino secundário por Setúbal, Tomar, Lisboa e Montijo e foi professor universitário na Universidade Católica Portuguesa, de onde se aposentou devido a problemas de saúde que viria a superar.

Doutorado em Cultura portuguesa, pela Universidade Católica Portuguesa, regia cadeiras aos cursos de Economia e Gestão.

De 1980 e 1984 foi requisitado para o Instituto Português do Património Cultural, para ser encarregado da direcção do Convento de Cristo (Tomar), do qual foi o primeiro director, na sequência da classificação deste monumento, pela UNESCO, como «monumento de interesse mundial».

No Montijo, em 1980 foi membro fundador do Circulo Histórico-Cultural de Montijo e em 1992, foi também membro fundador do Lyon’s Clube de Montijo.

No ano de 1995 exerceu o cargo de presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montijo.

No campo da política, foi vereador eleito pelo PSD na Câmara Municipal do Montijo, entre 5 de Janeiro de 1990 a 18 de Junho de 1990, e novamente em 1994.

De 18 de Junho de 1990 a 2 de Novembro de 1992 teve o cargo de Governador Civil do Distrito de Setúbal, e foi na cidade sadina que em 1993 esteve como presidente do Conselho Geral do Hospital de São Bernardo, e em 1997 foi eleito presidente da Assembleia Geral do Vitória Futebol Clube.

Exerceu ainda a presidência do Conselho de Administração da SOSET, Sociedade da Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, S.A. em 1995, e a presidência da Assembleia Geral do Histórico Clube Automóvel de Entre Tejo e Sado em 1998.

Foi condecorado com a Medalha de Ouro da Força Aérea Portuguesa e com o crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses em 2011.

O velório decorre a partir das 17h00 deste sábado, dia 3, na igreja de Nª Srª de Fátima em Lisboa e não estão previstas cerimónias fúnebres. O corpo segue para cremação ou para doação à ciência.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *