Desporto

Morreu Hermínio Barreto, um histórico do basquetebol português

Morreu esta segunda-feira Hermínio Barreto, grande figura do basquetebol português. Tinha 87 anos e um passado ligado à Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e ao Sporting.

“A FPB expressa o seu mais profundo pesar pela morte de Hermínio Barreto, figura histórica da nossa modalidade, aos 87 anos”, pode ler-se nas redes sociais da federação.

No site oficial da FPB é feita referência a um “grande estudioso da modalidade, professor universitário e antigo jogador e treinador, assim como selecionador nacional e director técnico nacional da FPB”.

Depois de dar nas vistas no Desportivo de Lourenço Marques, Hermínio Barreto rumou ao Sporting em 1956, tendo conquistado o campeonato de 1959/1960. Seria também treinador dos leões, assim como director nas várias categorias. Em 1968 recebeu o prémio Stromp.

O seu percurso também se cruzou com a FPB ao ser selecionador nacional de juniores e seniores, assim como diretor técnico nacional.

Fez o Doutoramento em 1995 na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, com tese em “O ressalto no basquetebol – análise do comportamento do lançador”, orientada pelo Professor António de Paula Brito.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *