Distrito de Lisboa

Morreu fundador da Academia do Johnson: o homem que ajudava crianças e jovens a fugirem do mundo do crime na Amadora

João Semedo Tavares, mais conhecido por Johnson, morreu esta quarta-feira devido a problemas de saúde. Tinha 50 anos e deixa uma grande história de vida, daquelas que merecem ser contadas.

“A tristeza que sentimos tem de dar lugar à força, à esperança e ao amor, que ele sempre partilhou entre nós. Este é o momento de darmos as mãos e de darmos o melhor de todos nós, para que a Academia possa continuar no coração do Johnson e ele saber que somos capazes de continuar o seu sonho, em prol das nossas crianças, dos nossos jovens, dos nossos idosos e famílias. Como diria o Jonhson, Somos Aquilo Que Fazemos’!”, pode ler-se numa publicação na página de Facebook da Academia do Johnson.

Nascido na Cova da Moura, na Amadora, distrito de Lisboa, João Semedo foi inspirador para centenas de crianças e jovens, que há vários anos apoiava através de actividades desportivas e sociais.

O seu trabalho social partiu da própria experiência de vida. Assumiu a sua dupla passagem pela prisão e fez disso uma lição, que procurou transmitir. As mortes da mãe e do pai abalaram-no e foi então decidiu mudar de rumo, criando uma associação que ajuda jovens a procurar outro rumo, longe do crime.

Johnson, que foi jogador e treinador de futsal, fez imensas palestras em que contava o seu percurso, defendendo que o crime não compensa e que o futuro passa pela educação e pelo desporto.

A Academia do Johnson, localizada no Bairro do Zambujal, na Amadora, tem como objectivo “a promoção do desenvolvimento humano e bem-estar, através do acompanhamento personalizado a crianças e jovens oriundos de meios familiares e sociais fragilizados, bem como às suas famílias”.

Entretanto, numa mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “apresenta as suas sentidas condolências à família e amigos de Johnson Semedo Tavares”. O Presidente da República enalteceu o trabalho da Academia do Johnson, que o próprio visitou em Fevereiro de 2020, uma “associação que tantas vidas tocou no concelho da Amadora e no país”.

O seu lema “Somos Aquilo que Fazemos!” foi multiplicado nos últimos anos em vários espaços sociais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *