AtualidadeDistrito de Setúbal

Morreu Francisco Lobo o primeiro presidente da Câmara Municipal de Setúbal após 1974

O primeiro presidente eleito da Câmara de Setúbal após a revolução de abril de 1974, Francisco Leonel Rodrigues Lobo, morreu no sábado no Barreiro, aos 90 anos, que completou no dia 17 de Novembro, disse esta segunda-feira à agência Lusa fonte do PCP.

Membro do Partido Comunista Português, Francisco Lobo foi agraciado com a Medalha de Honra do município de Setúbal na classe Paz e Liberdade em 2004.

Natural do Barreiro, no distrito de Setúbal, Francisco Lobo foi o primeiro presidente eleito para a Câmara Municipal de Setúbal, nas listas da APU – Aliança Povo Unido, tendo exercido o cargo entre 1979 e 1985, e onde foi também membro da Comissão Administrativa que governou a Câmara Municipal de Setúbal após Abril de 1974.

Francisco Lobo sofreu a prisão política no regime de Salazar, quando era trabalhador da CUF, no Barreiro.

Nos últimos 60 anos residiu e trabalhou em Setúbal (na IMA – Indústria de Montagem de Automóveis).

Por ocasião do seu 80.º aniversário, em 2011, foi homenageado com uma noite de cultura e convívio no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Setúbal, numa iniciativa que foi promovida por um grupo de amigos.

A sua última intervenção cívica foi na dinamização da actividade da URAP (União dos Resistentes Antifascistas Portugueses).

O corpo de Francisco Lobo vai estar na Capela do Rosário, no Barreiro, a partir das 17h45 de terça-feira, e o corpo será cremado às 11h00 de quarta-feira, em Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *