AtualidadeMundoPolíticaSociedade

Morreu David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, morreu esta terça-feira aos 65 anos, vítima de uma “disfunção do seu sistema imunitário”.

A informação foi avançada pelo seu porta-voz, Roberto Cuillo.

“O Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, morreu à 1h15 da madrugada (00h15 em Lisboa) do dia 11 de janeiro no hospital de Aviano, Itália, onde se encontrava hospitalizado. A data e o local do funeral serão comunicados nas próximas horas”, escreveu Cuillo na sua conta na rede social Twitter.

António Costa já lamentou a morte de David Sassoli, lembrando no Twitter que o presidente era “um amigo” com quem teve “o privilégio de trabalhar muito proximamente nos últimos dois anos”.

O primeiro-ministro português diz que Sassoli era “um humanista que, como jornalista, deputado e presidente do Parlamento Europeu, defendeu sempre com coragem e liberdade os valores europeus”.

Sassoli teve uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França. Continuou a recuperação em Itália e esteve ausente o Parlamento mais de dois meses.

Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura.

David Sassoli foi um dos jornalistas mais reconhecidos em Itália, carreira que deixou para integrar o Partido Democrático, pelo qual foi eleito eurodeputado em 2009 e presidente do Parlamento Europeu em 2019.

Nasceu em Itália, a 30 de maio de 1956, e durante a década de 1970 licenciou-se em Ciência Política pela Universidade de Florença, cidade de onde era natural.

Conseguiu a liderança do Parlamento Europeu em 3 de julho de 2019, sucedendo no lugar ao também italiano Antonio Tajani.

Foi o sétimo italiano a presidir ao Parlamento Europeu, num mandato que deveria terminar em janeiro próximo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *