Famosos

Morreu aos 88 anos o actor e encenador Carlos Avilez

Carlos Avilez, actor e encenador português, morreu na madrugada desta quarta-feira, no hospital de Cascais, vítima de paragem cardiorrespiratória, confirmou à Lusa fonte do Teatro Experimental de Cascais, do qual foi um dos fundadores.

Carlos Avilez deu entrada na terça-feira no Hospital de Cascais com uma indisposição, e viria a falecer cerca das 02h00 da madrugada de hoje naquela unidade hospitalar.

Nascido a 13 de Abril de 1937, Carlos Vitor Machado, mais conhecido por Carlos Avilez, estreou-se profissionalmente como actor em 1956, na Companhia Amélia Rey Colaço – Robles Monteiro, onde permaneceu até 1963.

Foi um dos fundadores do Teatro Experimental de Cascais, que completou 58 anos de existência a 13 de novembro último, e dirigiu Raúl Solnado no Teatro Villaret.

Trabalhou em França com Peter Brook e Jerzi Grotowsky na Polónia. Em 1970 passa a director artístico e responsável pelo dia consagrado a Portugal na Expo ’70 em Osaka, no Japão.

Em 1979 foi nomeado, juntamente com Amélia Rey Colaço, director da Companhia Nacional de Teatro I – Teatro Popular, então sediada no Teatro São Luiz.

Para além do teatro encenou, também, várias óperas entre as quais se destacam Carmen, Contos de Hoffmann, Kiu, As Variedades de Proteu, Ida e Volta, O Capote, Inês de Castro, O Barbeiro de Sevilha e Madame Butterfly.

Foi Presidente do Instituto de Artes Cénicas, Director do Teatro Nacional S. João e Director do Teatro Nacional D. Maria II. Fundou a Escola Profissional de Teatro de Cascais, a cuja Direcção pertence, integrando, também, o corpo docente.

Comendador pela Ordem do Infante D. Henrique (9 de Junho de 1995), foi agraciado com as Medalhas de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Cascais, de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e da Associação 25 de Abril.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *