Seixal

Morangueiros vão monitorizar partículas no Seixal

A qualidade do ar na União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires está a ser monitorizada através de um Estudo de Poluentes Atmosféricos levada a cabo pelo Instituto Superior Técnico, encomendado pela autarquia do Seixal.

Em causa estão as queixas da população sobre a qualidade do ar e as particulas que todos os dias são encontradas nos carros e residências, alegadamente provocadas pela laboração de empresas dentro das instalações da antiga Siderurgia Nacional.

Uma parte dessa avaliação será feita com o mapeamento de poluentes atmosféricos recorrendo a morangueiros, que serão entregues à população no próximo sábado, 1 de Fevereiro, a partir das 15h00 na Sociedade Musical 5 de Outubro, em Aldeia de Paio Pires, onde o projecto vai ser apresentado.

Vão ser distribuídos 80 morangueiros à população e o objetivo é que os morangueiros estejam expostos ao ar durante 75 dias, período após o qual as suas folhas serão recolhidas e a sua composição química será analisada. Os resultados obtidos neste estudo irão permitir observar a distribuição de poluentes atmosféricos através da criação de mapas.

Podem participar os moradores na União de Freguesias que tenham uma varanda exterior e vivam num rés do chão ou 1.º andar.

No momento da entrega do morangueiro, será distribuído um folheto com indicações sobre a forma como se cuidar da planta, onde a colocar, como colher as amostras de folhas e como as entregar.

No final do tempo de exposição, o participante será contactado através de telefone ou email. Deverá recolher as amostras no próprio dia de entrega, que deverá ser feita na junta de freguesia. Após este processo, a planta permanecerá propriedade do participante.

Caso não seja possível comparecer na sessão, o morangueiro pode ser solicitado através do email qualidadedoar@ctn.tecnico.ulisboa.pt ou do telefone 219 946 156.

Segundo um comunicado da autarquia, o Estudo de Poluentes Atmosféricos é composto por duas ações: a amostragem de partículas atmosféricas e a sua caracterização química; e o mapeamento de poluentes atmosféricos recorrendo a morangueiros.

A amostragem de partículas vai ser realizada a partir da recolha que está a ser feita por dois amostradores de partículas instalados na Arena Multiusos de Paio Pires, em quatro campanhas, uma em cada estação do ano, cada uma delas com recolha de filtros durante 25 dias seguidos. Os filtros recolhidos serão depois analisados em laboratório.

O mapeamento de poluentes atmosféricos vai ser feito a partir da análise de folhas de morangueiro que estiverem expostas ao ar no local, uma vez que estas absorvem os poluentes da atmosfera.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *