MontijoPaís

Moradores e ambientalistas contra parecer favorável do novo aeroporto

Após o parecer favorável, sob condições, da Agência Portuguesa do Ambiente sobre o novo aeroporto no Montijo, associações cívicas e ambientais mostraram-se já indignadas com esta decisão, frisando que a vontade das populações não foi auscultada.

A plataforma cívica “Montijo não!” foi das primeiras a reagir à decisão da APA e mostra-se contra o parecer da Agência. Segundo José Encarnação, elemento da plataforma, em declarações à Antena 1 “esta é uma má decisão porque privilegia interesses privados de uma concessionária contra os interesses das populações, particularmente dos concelhos do Barreiro e da Moita. Portugal não precisa de um aeroporto complementar. Este é um equívoco porque se quer fazer que vai ser a solução para muitas coisas.”

Também oito associações ambientalistas vieram a público anunciar que vão recorrer a tribunais e instâncias europeias para travar a decisão de se construir um aeroporto no Montijo e através de um comunicado conjunto a Almargem, ANP/WWF, A Rocha, GEOTA, LPN, FAPAS, SPEA e a Zero, mostram-se descontentes com a decisão, considerando que o estudo de impacto ambiental tem “insuficiências graves” e as medidas condicionantes para a construção do aeroporto não são suficientes.

Para os ambientalistas não há conclusões sobre o impacto nas populações que vivem perto e na vida animal e que as alterações climáticas não são tidas em conta, e acreditam ainda que a obra vai “contra as leis nacionais, diretivas europeias e tratados internacionais”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *