Mundo

Moradores contra retirada de estátua de fundador dos escoteiros por simpatias nazis

A estátula de Robert Baden-Powell, herói de guerra britânico e fundador do movimento escotista, vai ser retirada da cidade de Poole, devido às simpatias nazis que este nutria e na sequência dos protestos antirracistas desencadeados pela morte de George Floyd nos EUA.

Para evitar situações como as ocorridas com a estátua de Cristóvão Colombo, que foi decapitada em Boston, e a de Leopoldo II em Antuérpia que foi alvo de vandalismo na semana passada, e por sugestão da polícia, as autoridades municipais de Poole, no sul de Inglaterra, vão remover a estátua de Robert Baden-Powell.

A estátua, que foi instalada em 2008 no porto a olhar para a ilha Brownsea onde ele começou o seu movimento em 1907, será guardada num armazém até ser tomada uma decisão final.

Baden-Powell, que era major-general na segunda guerra contra os Bóeres na África do Sul (1899-1902), tem sido acusado de racismo, homofobia e apoio a Adolf Hitler.

«Apesar de famoso pela criação dos escoteiros, também reconhecemos que há alguns aspetos da vida de Robert Baden-Powell que são considerados menos merecedores de comemoração», indicou a líder do governo local, Vikki Slade.

No entanto a população de Poole já se manifestou contra a retirada da estátua e promete lutar contra os planos das autoridades municipais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *