DestaqueMontijo

Montijo | ‘Somos uma Festa de várias festas’

Festas Populares em Honra de S. Pedro apresentadas esta tarde no Montijo

O mês de junho chegou e com ele toda a alegria das festas dedicadas aos Santos Populares.

E se uns concelhos celebram o Santo Casamenteiro, outros o Santo que foi pastor, a devoção pelo Santo dos Pescadores é uma longa tradição das zonas ribeirinhas, como é o caso do concelho do Montijo.

“As Festas Populares em Honra de S. Pedro honram a classe piscatória, e são o maior evento festivo e cultural da cidade, envolvendo muitos montijenses, pescadores, e associações”, referiu Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal durante a apresentação que decorreu esta tarde no Jardim Casa da Mora.

“Este é um acto de apresentação das Festas sobretudo para a comunicação social, a quem agradeço o trabalho pela verdade dos factos que muitas vezes é preciso repor. Mas é também um momento para agradecermos a todos os que contribuíram para que a festa decorra com tranquilidade.”

Com um especial agradecimento para “as Manuelas, pelos arranjos florais no Bairro dos Pescadores; à velhinha 1.º de Dezembro e à SCUPA, e a todas as outras colectividades que se tem associado à nossa Festa, tal como as tertúlias, que têm vindo a ter uma expressão cada vez maior, e ainda às empresas, parceiros e à comunidade católica.

Somos uma Festa de várias festas em cada rua, beco, avenida e Bairro.”

O edil garantiu que o interesse dos parceiros “tem vindo a ter uma adesão cada vez maior, nesta Festa de amizade, fraternidade e partilha de valores”.

Acerca do programa para este ano das Festas que vão decorrer entre 27 de junho e 3 de julho, Nuno Canta destacou a tauromaquia, as procissões “no rio e no mar, uma das tradições mais antigas de ligação do Montijo a outras localidades”, o tradicional almoço dos pescadores e ainda os espectáculos musicais com nomes como Calema, Expensive Soul e Tony Carreira, e ainda o espectáculo piromusical na última noite da celebração.

“As Festas em Honra de S. Pedro transformam o Montijo num lugar de vida.”

As boas-vindas foram também dadas por Amável Pires, presidente da Comissão das Festas Populares em honra de São Pedro 2023. “Aproximam-se os dias mais esperados pelos montijenses, que esperemos decorram com muita alegria, amizade e folia.”

Apesar da alegria esperada, Amável Pires não deixou de referir as dificuldades sentidas pela Comissão de Festas “porque muitos elementos trabalham, e é do seu pouco tempo que dedicam à organização. Não foi fácil, mas foi positivo.”

Agradeceu também “às empresas, parceiros, entidades e patrocinadores, que sempre nos receberam com carinho”, e também destacou do programa “as duas procissões, o almoço da SCUPA, os concertos e o fogo de artifício. Agora é continuar e mãos à obra.”

Em resposta ao Jornal Concelho de Palmela / Diário do Distrito, o presidente explicou que “o orçamento para este ano das Festas é na ordem dos 400/450 mil euros”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *