Montijo

Montijo | Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro festejou 167.º aniversário

No dia 1 de dezembro, a Sociedade Filarmónica 1.º de dezembro festejou 167 anos de existência, com o dia a começar com a saída dos músicos da Banda pelas principais ruas da cidade.

A cerimónia solene na sede da coletividade contou com a presença de inúmeros sócios e apoiantes da coletividade e concedeu aos sócios de 25 e 50 anos diplomas e emblemas.

Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, enalteceu o trabalho desenvolvido pela associação: «Este é o momento certo para homenagear todos os montijenses que ao longo de mais de um século e meio souberam fazer desta casa um espaço de liberdade, igualdade e fraternidade na cultura, na música e nas artes».

O autarca referiu ainda que «é hora de renovar a confiança naqueles que estão à frende dos destinos da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro. Deixo uma palavra de estímulo para continuarem com este enorme projeto, podem contar sempre com o nosso apoio.»

O presidente da direção, Joaquim Baliza, referiu que a coletividade conseguiu ultrapassar a pandemia devido «ao apoio da Câmara Municipal do Montijo e da União das Freguesias do Montijo» e apesar da actual situação. garantiu que «a nível das atividades estamos a voltar ao antes da pandemia, com os alunos a aparecerem e os professores a darem as aulas presenciais e on line».

Joaquim Baliza deixou ainda palavras de apreço e agradecimento ao maestro e à banda de música que está a alcançar «ótimos resultados».

A Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro foi fundada em Aldegalega do Ribatejo, no ano de 1868, sendo a mais antiga associação local do género no concelho. Sendo uma das mais emblemáticas e prestigiadas instituições continua a realizar de diversas atividades culturais, com destaque especial para a música e sua divulgação, desde meados do século XIX até à atualidade.

Fonte: CM Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *