MontijoSociedade

Montijo | Semana Verde faz homenagem ao sobreiro

O mês de março é tradicionalmente o mês do ambiente, e por isso a Câmara Municipal vai promover a Semana Verde do Montijo. Uma iniciativa que vai decorrer entre os dias 21 e 25 de março, e que neste ano vai destacar o sobreiro.

Segundo informações avançadas pela autarquia, durante a próxima semana, serão distribuídos aos municípes de forma gratuita, 750 sobreiros, numa ação que decorrerá durante as manhãs na Praça da República.

Importa salientar que a tradicional plantação da árvore, está agendada para o dia 21 de março, pelas 15 horas no Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes Loureiro, ou seja, o Parque central da cidade, iniciativa onde vai também participar a comunidade escolar.

A Associação Portuguesa de Cortiça, lembra que o sobreiro é a única espécie vegetal capaz de produzir cortiça de forma sustentável e com a máxima qualidade, e garante uma indústria única no mundo, vital na manutenção do montado e na preservação da fauna e flora. Trata-se de uma árvore com casca volumosa de tecido suberoso, o que conhecemos como cortiça, tem folhagem verde todo o ano e pode ter um porte natural de 10 a 15 metros de altura, no caso de um sobreiro adulto.

Recorde-se também que o Montijo tem uma longa história ligada à indústria corticeira, e esta espécie agora homenageada encontra-se um pouco por todo o concelho, e na freguesia de Canha há um sobreiro centenário, classificado como árvore de interesse público.

A Semana Verde do Montijo pretende comemorar a chegada da primavera, ao mesmo tempo que tende a assinalar a importância do papel das árvores no equilíbrio dos nossos ecossistemas, na manutenção do meio ambiente, na pureza do ar e, entre outros benefícios e relações, na melhoria da qualidade de vida do homem.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *