Montijo

Montijo | Procissão de Oeiras à Atalaia vai ser recriada em julho

O executivo da Câmara Municipal do Montijo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 2.500,00€ à Fábrica da Igreja do Senhor Jesus dos Navegantes, para a organização da ‘Recriação da Procissão de Oeiras à Atalaia’, a cargo da associação sem fins lucrativos designada por ANCORAS – Associação Náutica Clássicos de Oeiras.

A peregrinação fluvial ao Santuário de Nossa Senhora da Atalaia no Montijo pretende reviver a tradição do Círio de Oeiras que remonta ao século XV.

A realizar no dia 3 de junho de 2023 e terá início com a saída da Marina de Oeiras pelas 8h30 e chegada ao Montijo pelas 13h30.

A Fábrica da Igreja do Senhor Jesus dos Navegantes solicitou, também, à autarquia do Montijo, o transporte fluvial dos peregrinos com a embarcação ‘Deolinda Maria’; a segurança dos peregrinos e a regulação do trânsito no percurso da procissão pedestre, desde o Cais das Faluas até ao Santuário da Atalaia, bem como, a divulgação e promoção do evento e a cedência de uma viatura para transporte dos peregrinos com limitações de mobilidade.

Integrada na programação anual da Marinha do Tejo, esta atividade pretende potenciar e diversificar o culto e solicitude Mariana, para a proteção do rio e das suas gentes, visa reforçar as relações de convívio e fraternidade entre as comunidades, ao mesmo tempo que procura promover o património histórico-marítimo e prover à dinamização cultural do estuário do Tejo, conferindo visibilidade às embarcações tradicionais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *