MontijoPaís

MONTIJO – Ministro da Educação assistiu ao exercício ‘A Terra Treme’

A Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, foi esta segunda-feira o palco do exercício nacional ‘A Terra Treme’. O evento contou com as presenças do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do secretário de Estado da Educação, João Costa, do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, e do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, entre outros convidados.

A prevenção e o papel da escola pública no dispositivo de Proteção Civil foram a temática dos discursos, com Tiago Brandão Teles a frisar que “é preciso educar primeiro para a importância da prevenção. Só assim poderemos reagir de forma conveniente”. ´

Por sua vez o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, assinalou envolvência da “comunidade educativa no dispositivo de proteção civil e na resposta aos riscos como estamos a fazer aqui, hoje, na Escola Secundária Jorge Peixinho”, sublinhando o trabalho

excecional desenvolvido pelos diversos agentes de proteção civil, em particular as corporações de bombeiros voluntários.

A importância de elevar o patamar preventivo da proteção civil foi apontada pelo secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, que afirmou ser “preciso desenvolver nos portugueses uma cultura de segurança para que seja possível prevenir para mitigar as consequências”.

O exercício “A Terra Treme” teve início às 11h05 com os alunos, professores e pessoal não docente a colocar em prática os três gestos essenciais em caso de sismo: baixar, proteger e aguardar.

Após a evacuação das salas, a comunidade educativa reuniu-se no pátio exterior da escola onde teve lugar uma atuação de alunos do Conservatório Regional de Artes do Montijo, que interpretaram a obra Sine Nomine, de Jorge Peixinho, e uma demonstração cinotécnica pela PSP e GNR. O evento contou, ainda, com uma exposição de meios dos diversos agentes de Proteção Civil.

Fonte: CM do Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *