CulturaMontijo

‘Montijo Jovem 2019’ teve três vencedores

No dia 14 de dezembro, a Câmara Municipal do Montijo revelou os vencedores do Concurso de Poesia e Ficção Narrativa Montijo Jovem 2019, em cerimónia que decorreu no Museu Municipal Casa Mora.

Pedro Castro, com “Viagem”, venceu na categoria de Ficção Narrativa e na modalidade de poesia, pela primeira vez houve dois vencedores em ex-aequo: Sabrina Marques, com “Perpetuum Mobile”, e Pedro Moreira, com “Viagens de ida e volta”.

Este ano foram apresentadas 57 obras a concurso, bem mais do que é habitual, o que é elucidativo da “importância e prestígio deste prémio que é muito exigente. As autarquias são

fundamentais na recolha e divulgação de talentos, de novos escritores. O Montijo percebeu isto há muito tempo quando deu início a este prémio, que se não existisse muitos jovens escritores não tinham a possibilidade de ver as suas obras publicadas”, disse o professor Manuel Frias Martins, presidente do júri.

Para além de felicitar os três vencedores, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, falou do Concurso Montijo Jovem como “um investimento na vontade de fazer da língua e da escrita um elemento da nossa cultura. São iniciativas como esta que nos defendem da simplificação dos dias de hoje, onde impera a comunicação instantânea, e permitem reforçar laços linguísticos e culturais”.

Quanto aos vencedores foram unânimes na importância do concurso para o seu curto percurso enquanto escritores, funcionando como um incentivo para darem a conhecer e partilhar o que escrevem com os outros.

Os vencedores receberam um prémio no valor unitário de 1250 euros e a Câmara Municipal do Montijo irá proceder a edição das suas obras, durante o próximo ano de 2020.

Fonte: CM do Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *