AtualidadeMontijo

Montijo | Graça Freitas no lançamento do Projeto E-bug PT na Escola Básica D. Pedro Varela

Foi lançada esta quinta-feira a iniciativa e-Bug PT, na Escola Básica D. Pedro Varela, no Agrupamento de Escolas do Montijo.

A iniciativa liderada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com a Direção-Geral da Educação, INFARMED, I.P, e The Antibiotic Centre for Primary Care – University of Oslo, Norway, tem por objetivo aumentar a literacia em saúde nos temas da prevenção da infeção e da boa utilização dos antibióticos na comunidade, através da implementação de uma plataforma educativa, e-Bug, desenvolvida pelo Public Health England, e gerida num consórcio internacional de que a DGS é parceira, destinada a crianças e jovens dos 5 aos 18 anos.

O projeto agora lançado acolherá na fase-piloto dez agrupamentos de escolas, em várias regiões do país, incluindo o Agrupamento de Escolas do Montijo, sendo esperada a sua disseminação e expansão em todas as escolas e território nacional, a partir de 2023.

O lançamento do projeto, e assinatura do respetivo Acordo de parceria, contou com intervenções de Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação, Rui Santos Ivo, presidente do Infarmed e Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, entre outros.

Graça Freitas afirmou que «dirigimo-nos aos mais jovens acreditando que é simultaneamente mais fácil, mais sustentável e mais determinante modelar o comportamento do que mudar o comportamento», destacando que «é aqui na escola, em casa e na comunidade que os jovens aprendem a fazer o futuro».

A Diretora-Geral de Saúde esclareceu que «o que pretendemos é reforçar a educação e a consciencialização de crianças e adolescentes na higiene, prevenção de infeções e sua transmissão, o uso prudente de antibióticos, através da plataforma educativa operada por professores e educadores para toda a comunidade educativa».

José Vítor Pedroso salientou que «a Direção Geral de Educação e a Direção Geral de Saúde têm desenvolvido nos últimos anos um conjunto alargado de projetos com a satisfação que os projetos chegam à escola, aos professores e, sobretudo aos alunos» destacando que «este projeto tem a particularidade de possuir ferramentas digitais, educativas e pedagógicas que fornecem aos professores recursos para trabalharem com as crianças em sala de aula».

Na sessão de encerramento o presidente da Câmara Municipal do Montijo referiu que «a saúde publica é para todos. O uso de antibióticos usados de forma excessiva e indiscriminada é uma matéria que todos devemos tomar consciência, porque todos devemos fazer parte da saúde pública».

O autarca declarou que «hoje celebra-se não só este protocolo, mas também a escola pública. É aqui que ações tão importantes como esta devem ter lugar. Porque a escola é um elemento dinamizador, formador e onde as ações públicas devem ser desenvolvidas».

Fonte: Câmara Municipal do Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *