Parceiros
DistritoMontijo

MONTIJO – Estado pode poupar com a deslocalização de aeronaves da BA6

- publicidade -

A deslocalização de aeronaves militares da base do Montijo ainda está em fase de estudo por parte do Estado-Maior da Força Aérea, mas os primeiros números apontam para que o valor seja inferior aos cerca de 200 milhões de euros estimados.

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea disse hoje aos jornalistas que o custo da deslocalização das aeronaves estacionadas na base do Montijo poderá ser mais baixo do que o anunciado, o valor poderá ser inferior aos cerca de 200 milhões de euros que estão estimados na deslocalização para outras bases militares do país.

“Os valores estão ainda a ser apreciados e estudados, mas provavelmente poderá ser inferior a esses 200 milhões estimados. Com o tempo os valores evoluem, mas a seu tempo será encontrado o enquadramento financeiro para que isso aconteça”, disse Manuel Rolo à Lusa, no final da cerimónia de assinatura do acordo financeiro entre o Estado e a ANA.

Segundo o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, a deslocalização das aeronaves da Força Aérea que estão no Montijo vão demorar pelo menos dois a três anos e o financiamento será suportado pela ANA e a Vinci.

Já o chefe do Estado-Maior da Força Aérea disse hoje que, tudo indica, “a deslocalização deve acontecer simultaneamente ao início das obras” do novo aeroporto complementar no Montijo.

“Se as obras começarem em 2019, no final do segundo semestre ou no final do primeiro, é possível que algo aconteça por essa altura”, indicou.

Mas os aviões militares não abandonaram aquela base na sua totalidade, Manuel Rolo adiantou que a operar na Base Aérea n.º 6 e de forma parcial vão “mantendo uma esquadra de transporte”.

“Não é uma saída completa da Força Aérea. Isso não impede e não obstaculiza a construção do novo aeroporto do Montijo e vai ser possível operar em simultâneo”, garantiu.

A Base Aéra nº1, em Sintra recebe os helicópteros e as esquadras vão para Beja, havendo ainda a possibilidade de colocar uma dessas esquadras em Ovar.


SONDAGEM: Qual o seu sentido de voto nas próximas eleições legislativas a realizar no dia 30 de janeiro.
Carregue neste link para votar e partilhe
https://t.me/diariodistrito/1253

Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.