CulturaMontijo

MONTIJO – Espectáculo ‘A Flauta no Século das Luzes’

Esta sexta-feira o Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida recebe o concerto, ‘A Flauta no Século das Luzes’ com música da Orquestra Metropolitana de Lisboa, às 21h30.

No período barroco, os repertórios vocal e instrumental pareciam pertencer a universos antagónicos.

Sobretudo em Itália, os compositores dedicavam-se preferencialmente ao primeiro, o que não espelha a popularidade que gozam hoje em dia os concertos venezianos.

Na geração anterior à de Vivaldi, Scarlatti compôs centenas de óperas, oratórias e cantatas profanas, e só o êxito das edições póstumas dos Concerti Grossi de Corelli, em finais do século XVII, o terá levado a aventurar-se também neste género em 1715, aos 55 anos de idade.

Já Cimarosa, contemporâneo de Mozart, afirmou-se primeiro no domínio da ópera cómica, um estilo que, por sinal, ressoa bastante no Concerto para 2 Flautas composto em 1793, ano seguinte à estreia da sua bem conhecida ópera Il matrimonio secreto. Pelo meio, e sempre em torno do protagonismo da flauta, completa este programa a Suíte Orquestral N.º 2 de J. S. Bach, onde convergem a escola contrapontística germânica, a disciplina orquestral francesa e, naturalmente, esse mesmo lirismo melódico que chegava de Itália.

Fonte: Câmara Municipal do Montijo

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *