AgendaDistritosMontijo

MONTIJO – Decorre entre 7 a 9 de Setembro a V Feira Quinhentista de Aldeia Galega, no Montijo, que comemora a atribuição do foral novo à localidade, por D. Manuel I.

Trata-se de uma das mais importantes celebrações no calendário cultural da região. Esta recriação histórica da época renascentista convida o público a recuar no tempo e a viver durante 3 dias numa vila típica da altura. É organizada pela Câmara Municipal do Montijo, em parceria com a Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, com o apoio da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

A feira inicia-se na sexta-feira, dia 7 de setembro, com a abertura do recinto pelas 17 horas, sensivelmente à mesma altura em que se protagoniza a primeira arruada e desfile das celebrações nas ruas do burgo. A demonstração de Aves de Rapina em voo livre, as Danças medievais e a típica queimada Galega serão outros dos momentos altos deste primeiro dia.

Já durante o fim de semana, no sábado a feira abrirá mais cedo, pouco depois de almoço, pelas 15 horas. Terá sessões de contos e fábulas logo a partir das 16 horas para todas as idades. Os momentos mais aguardados serão a receção a El-rei D.Manuel I pelo alcaide da vila, o desfile de todos os grupos de animação até à Praça da República e o torneio na liça.

No domingo, dia 9, têm lugar vários momentos pedagógicos sobre o universo renascentista, como são o atelier de cunhagem de moedas e o de escrita renascentista. Uma das maiores celebrações acontecerá de seguida no torneio na liça em honra d ́El-rei D.Manuel I, com exercícios de combate a cavalo. Ao longo da noite as animações itinerantes e as companhias de dança continuarão a festa.

Durante os 3 dias de feira estarão presentes inúmeros grupos de animação que prometem entreter os visitantes, como a companhia Al-Nawar, o grupo de danças antigas de alhos vedros, o grupo teatro sem limites da universidade sénior, Fire Dragons e os Escoteiros de Portugal grupo 123. As danças e a música medieval serão por isso uma constante nestas festividades com muito por descobrir.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *