Opinião

Montijo – Como aumentar os lugares para estacionamentos

Uma crónica de Virgílio Oliveira

A necessidade crescente e urgente de se poder satisfazer um estacionamento ordenado , leia-se limitado, criando-se um plano de mobilidade eficaz, é uma realidade cada vez mais presente no Montijo, por forma a incrementar a qualidade de vida e promover o ordenamento urbano e a segurança rodoviária, obrigando a que os vários intervenientes analisem e implementem soluções técnicas e que correspondam da melhor forma às necessidades dos cidadãos utilizadores das vias e, da própria sociedade.

Estes objectivos serão tanto melhor concretizados quanto mais coincidente e articulada for a actuação dos vários agentes envolvidos, sejam eles Autarquia, Empresas Concessionárias ou Agentes Fiscalizadores , o que obriga à definição de soluções técnicas concertadas.

Neste momento , no Montijo, e por inerência do aumento do parque automóvel e ainda do movimento pendular de novos residentes, incluindo o perímetro citadino externo, existem aproximadamente trinta milhares de veículos .

Neste contexto, os estacionamentos são hoje de uma importância vital para a sustentabilidade e sociabilidade da cidade de Montijo .

Num breve estudo sobre esta matéria, conclui que logo com a introdução dos parquímetros numa parte significativa do miolo urbano de Montijo , se operaram de imediato algumas alterações no sistema de mobilidade. Estas mutações deram-se em relação a variados aspectos , sabendo-se que fundamentalmente corresponderam a mudanças do modo de transporte, do local de estacionamento, do destino das viagens ou outras que ficaram por identificar .

Este trabalho, único no género, teve como objectivo observar e compreender as implicações dos parquímetros sob a mobilidade nas zonas centrais de Montijo, com incidência particular nas alterações que poderiam vir a ocorrer, desde então, nas escolhas modais .

Foi pois com esta expectativa , isso é inquestionável, que a Autarquia fez na altura algumas alterações significativas, na procura de espaços para estacionamentos, havendo logo a registar dois factores determinantes para tal : O Regulamento de Estacionamentos de Duração Limitada e o Regulamento de Viaturas Abandonadas .

Assim, dos cerca de aproximadamente 3640 lugares de estacionamento que existiam na cidade de Montijo entre 2017 e 2020 , existem hoje [ 2021 ] já alguns mais lugares , alguns cativos , típicos, contemplando-se aproximadamente cerca de 80 lugares para estacionamentos condicionados e ainda cerca de aproximadamente 300 espaços de estacionamento de parquímetros, [ já aumentado com a actualização , na altura, de novas zonas de estacionamento ] que “oferecem” aproximadamente cerca de 15 lugares de estacionamento condicionado , em zonas interiores dos parquímetros, para os mais diversos fins .

Sobre a oferta e procura de estacionamentos em Montijo , convém salientar , por ser um aspecto tido como relevante nesta matéria, que sobre o Parque de Estacionamento , na proximidade , da antiga estação fluvial , e não só, hoje mais reduzido, a taxa de ocupação actual ronda em média apenas 85%, o que indicia na verdade que a disponibilidade pode ainda contemplar a procura , mesmo na periferia do centro da cidade .
Se antes dos então existentes cerca de aproximadamente 300 lugares disponíveis ( alguns mais ) , de imediato, em zonas de parquímetros contemplava-se estacionamentos para cerca de 330 veículos num período de 10 a 12 horas , posteriormente esses mesmos espaços subirão e poderão contemplar até uma média de 445 veículos , no mesmo período de tempo . Passa-se assim de uma taxa intermédia de oferta de cerca de aproximadamente 10% para mais de 45% , o que não deixa de ser bastante significativo .

Assim, o funcionamento da rede de parquímetros da cidade do Montijo, na sua disposição actual, permitirá [ quando em pleno funcionamento ] assegurar uma maior rotatividade no estacionamento de curta duração no centro urbano da cidade. Os acessos às principais zonas de comércio e serviços da cidade estariam assim mais facilitados com uma maior disponibilidade de lugares de parqueamento automóvel , nos termos regulamentados [ duração curta ] . Como já acontece em muitas cidades do país o comércio em geral , satisfaz a importância dos parqueamentos aos seus clientes, e isto com algum sucesso, quando apresentado o respectivo talão , no acto da compra e, então porque não fazê-lo em Montijo ?

No entanto de uma coisa não pode haver dúvidas : os parquímetros resolvem, [ deviam resolver ] em parte, os problemas de acessibilidade e mobilidade , principalmente no centro urbano da cidade MAS … como potenciam as irregularidades na sua periferia , como sendo os estacionamentos irregulares ; sob os passeios , nas passagem assinaladas para a travessia de peões e nas caracterizadas zonas pedonais … na “ausência” da Entidade Fiscalizadora , então continuaríamos a ser confrontados , todos os dias, com graves problemas de acessibilidade e mobilidade !


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *