Montijo

Montijo celebrou elevação a cidade com inaugurações

A nova ciclovia que liga o Montijo a Pinhal Novo e a primeira exposição em Portugal do do o artista plástico italiano, Tony Cassanelli, intitulada ‘Através da Pele’ marcaram hoje as celebrações do 35.º aniversário de elevação a cidade do Montijo.

O Largo da Estação foi o palco para a inauguração oficial da ‘Ciclovia do Caminho de Ferro’, com 8 km, e que liga os concelhos do Montijo e de Palmela, terminando no Pinhal Novo.

“Esta é uma obra que nos liga a outros concelhos e também um símbolo da nossa história, da nossa identidade colectiva, enquanto elemento de coesão ente povos que o Montijo sempre significou, local de partidas e chegadas, e foi assim que cresceu e se desenvolveu” referiu o presidente Nuno Canta.

“Representa um grande orgulho e uma enorme satisfação do que é ser montijense e que assim nos continuemos a ligar a outros concelhos. É também mais uma oportunidade de tornar a cidade ainda mais sustentável, mais amiga do Ambiente, e com mais ofertas de mobilidade suave, vindo juntar esta aos restantes quilómetros de ciclovia que já existem no concelho, para cumprir os projectos de sustentabilidade que queremos para o nosso concelho.”

O edil agradeceu “o empenho de todos que têm responsabilidades nas decisões sobre esta e outras obras, entre o executivo municipal e a oposição, bem como as empresas” e frisou que “nesta fase falta agora a recuperação da zona envolvente, nos espaços que a Câmara Municipal já adquiriu e também através dos acordos que temos com a Refer.

A nossa rede de ciclovia não está ainda completa, e quanto mais vamos fazendo, mais vamos descobrindo que é preciso mais.”

A ‘Ciclovia do Caminho de Ferro’ foi construída na antiga linha de caminho-de-ferro, uma obra intermunicipal executada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, decorrente de uma candidatura municipal ao POR Lisboa 2020, com investimento no valor global de 726 mil e 289 euros com financiamento FEDER (50 por cento) de 363 mil e 144 euros.

«Identidade e diversidade territorial»

Seguiu-se a inauguração da exposição de Tony Cassanelli, oportunidade para Nuno Canta fazer o discurso de celebração da elevação a cidade do Montijo, e que contou também com um momento musical do fadista Tiago Correia.

“O dia de hoje marca a elevação a cidade do Montijo, um passo que veio consolidar a história  e a identidade que ao longo dos anos fomos moldando, criando uma identidade própria e diversidade territorial, com ligações entre o litoral e o interior, entre o rio e as povoações, valorizada com anos de uma política de investimento estratégico, que garantiram a unidade do território, e de obras estratégicas, como é símbolo a ciclovia que inaugurámos hoje.”

O período  de pandemia que o país e o mundo atravessaram foram também abordados por Nuno Canta, que frisou “a unidade do povo montijense. Por vezes nas crises é criada desunião, mas no nosso caso houve uma coesão enorme durante o período  mais complicado, que foi favorecida por uma democracia local fortalecida.”

Tony Cassanelli enalteceu a cidade que escolheu frisando que “o Montijo foi para mim uma surpresa maravilhosa, com características que Lisboa está a perder, como a sua identidade cultural, e o património popular, que hoje todos procuram e que eu encontrei aqui em forma muito pura, quando no resto do mundo se estão a criar muros onde deviam construir portas”.

Tony Cassanelli nasceu em Bari, Itália, em 1979. Já recebeu vários prémios, participa em diversas exposições coletivas e individuais, a sua obra está presente em coleções particulares em Itália, Suíça, Noruega, Estados Unidos e Portugal. Depois de percorrer o Mundo decidiu fixar-se em Portugal, mais precisamente no Montijo onde está a construir a sua casa e o seu ateliê.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *