Montijo

MONTIJO – Autarquia entregou Medalha de Ouro à Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões

Numa cerimónia que decorreu na Galeria Municipal, teve lugar esta tarde a entrega da Medalha de Ouro do Concelho à Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, uma distinção que Mário Figueiredo, presidente da direcção, agradeceu ao município com “palavras simples, para todos os colegas, técnicos, colaboradores e trabalhadores”.

Mário Figueiredo recordou também tempos difíceis, “quando há trinta anos os cooperantes tiveram de assinar para dar aval à Cooperativa, mas hoje isso é passado, e trabalhamos para subir dos 2 milhões actuais de produção para os doze milhões, pese embora este ano o tempo tenha estragado um pouco as colheitas mas temos esperança que chegaremos lá”.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Canta, destacou o papel da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões na história do concelho “e hoje damos cumprimento a esta homenagem porque a Cooperativa representa a inovação e o espirito de sacrifício dos montijenses.



Esta é também uma distinção da autarquia a todos os vitivinicultores, do quanto apreciamos o vosso trabalho em prol do Montijo, que através do vinho levam o nome do concelho aos quatro cantos do mundo. E temos também a convicção de que o futuro deste concelho está no sector da agricultura, que abrange todas as áreas, da pecuária à floricultura, passando pela vitivinicultura e outras produções.”

A cerimónia assinalou ainda as comemorações da elevação do Montijo a cidade, que se completam esta noite com um concerto de Camané, a cantar Marceneiro, num espetáculo que terá lugar na Praça da República a partir das 21h30.

“Sessenta anos de história”



A Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões celebra em 2018 sessenta anos de actividade, tendo sido constituída por Alvará de 7 de março de 1958, e tem as suas raízes na instalação do projeto de Colonização Interna que fixou centenas de casais agrícolas e procedeu à plantação de 830 hectares de vinha na localidade de Santo Isidro de Pegões.

Criada para fornecer o apoio técnico e logístico à elaboração dos primeiros vinhos de Pegões, ao longo das décadas a Cooperativa foi cimentando a sua posição de referência no panorama institucional e empresarial do concelho do Montijo.

Actualmente conta com uma área vinícola de 1117 hectares e com mais de 500 distinções e prémios conquistados nos mais renomados concursos mundiais de vinhos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *