Montijo

Montijo aprova apoios a movimento associativo e Carnaval

Na reunião de 11 de dezembro, a Câmara Municipal do Montijo aprovou um conjunto substancial de apoios financeiros, num valor total de 188 313,22 euros.

O apoio de maior montante foi atribuído, por unanimidade, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo, no valor de 110 077,88 euros para a aquisição de ambulância de apoio ao socorro e veículo de apoio ao transporte de doentes.

Esta proposta dá continuidade à política municipal dos últimos anos, que tem permitido dotar e reforçar os bombeiros do concelho de meios adequados ao desenvolvimento do seu papel no socorro e proteção civil das populações.

Ao Centro Social de Ação Social e Cultural das Faias foi concedido, também por unanimidade, um apoio de 27 mil e 500 euros para obras de adaptação do edifício do ATL e para a realização de reparações no exterior do edifício do jardim de infância.

Foi, ainda, concedido um apoio financeiro de 1030 euros ao Ginásio Clube de Montijo para comparticipação nas despesas de participação do atleta Tomás Pinto, que esteve recentemente no Campeonato do Mundo por Idades, que decorreu no Japão.

Na área cultural, através de protocolos de colaboração, foram votados por unanimidade os apoios financeiros à Escola Taurina do Montijo (3 250 euros), à Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes (4 000 euros) e a United Visionary Arts (14 000 euros) para a implementação e desenvolvimento do seu plano de atividades para a temporada 2019/2020.

Quanto a contratos programa de desenvolvimento desportivo, foram também aprovados os contratos com o Clube Desportivo Cultural e Recreativo Os Unidos (2 250 euros, votado por unanimidade) e com a Banda Democrática 2 de Janeiro (7 000 euros, votado com cinco votos a favor do PS e CDU e uma abstenção do PSD).

Foi, ainda, aprovado por unanimidade o contrato programa de desenvolvimento desportivo com o União Futebol Clube Jardiense, que contempla um apoio de 1 500 euros para a prática

desportiva e mais 17 705,34 euros para a instalação de um relvado sintético.

A estes apoios financeiros, acrescem outro tipo de apoios não financeiros, como a disponibilização gratuita de instalações municipais, aquisição de troféus e apoio à divulgação.

Carnaval 2020 com apoio de 60 mil euros

A Câmara Municipal do Montijo aumentou o apoio financeiro ao Carnaval do Montijo e, com os votos a favor do PS e CDU e o voto contra do PSD, foi aprovado um apoio financeiro de 60 mil euros para a edição de 2020 do Carnaval, um aumento de 20 mil face ao valor deste ano.

Por indicação das associações que organizam o Carnaval, a totalidade do apoio será concedido à Associação dos Antigos Alunos Somos Peixinho, por forma a agilizar os procedimentos administrativo-financeiros inerentes à organização do evento.

Em 2020, o Carnaval irá realizar-se de 21 a 25 de fevereiro, com desfile por parte dos agrupamentos de escolas do território da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, com a participação estimada de cerca de duas mil crianças, bem como dois corsos carnavalescos a terem lugar nos dias 23 e 25 de fevereiro, no centro da cidade.

Nos desfiles carnavalescos, é expectável a participação de 1700 figurantes e, no próximo ano, os carros alegóricos serão nove, mais um que na edição de 2019.

A realização do Carnaval de Montijo foi retomada em 2017, por iniciativa de coletividades locais, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, assim como de empresas e entidades privadas do concelho.

 

Fonte: Câmara Municipal do Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *