AgendaGrândola

Monstros marinhos e mar de plástico ‘invadem’ Grândola

A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola recebe, a partir de dia 17 de março, a exposição ‘Água, Monstros Marinhos e Mar de Plástico’ sobre as alterações climáticas que reúne três mostras.

A inauguração da exposição ‘Água, Monstros Marinhos e Mar de Plástico’ tem lugar pelas 18h00, e estará patente até 13 de Abril.

As exposições ‘Mar de Plástico’ e ‘Monstros Marinhos’, cujas peças são constituídas com lixo recolhido nas praias de Portugal, foram produzidas pelo Centro Interdisciplinar de Investigação e Ambiente (CIIMAR) da Universidade do Porto e da autoria de Ricardo Nicolau de Almeida, com o objetivo de promover a literacia do oceano e reforçar os compromissos de desenvolvimento sustentável.

A exposição ‘A Água e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)’, feita também com materiais recolhidos do mar, é promovida pelo Museu da Água e tem como objetivo a proteção da água como recurso natural, relacionando-a com os 17 ODS da Agenda 2030, meta definida pela ONU para o Planeta alcançar o bem-estar económico, desenvolvimento social e sustentabilidade, encontrando-se envolvido em simultâneo o Projeto People & Planet, do Instituto Marquês Valle Flôr.

Integrado nesta exposição, poderá ainda conhecer o trabalho de Miguel Petchkovsky, um artista multimédia, comissário de projetos de cariz ambiental e presidente da Associação Bienal do Ambiente A.B.A, que tem como objetivo criar um novo modelo de comunicação sobre as alterações climáticas globais, estimulado pelo diálogo entre a prática artística contemporânea e o discurso das ciências.

As fotografias desta exposição são o resultado de uma viagem à Antártida onde cientistas e artistas trabalharam em conjunto para encontrar a melhor forma de alertar sobre as consequências que as alterações climáticas estão a provocar nos habitats naturais do nosso planeta.

Durante este período estará ainda patente ao público um painel coletivo da autoria dos antigos alunos da disciplina de desenho A, da Escola Secundária António Inácio da Cruz, produzido com lixo e matéria-prima de trabalho.

Fonte: CM de Grândola


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *