Mundo

Monges Budistas e polícia trocam agressões durante manifestação na Tailândia (c/ vídeo)

A polícia de choque tailandesa usou força excessiva para dispersar os manifestantes que protestavam contra a Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), em Bangkok, capital do país. A manifestação teve lugar no dia 18 de novembro, revelou hoje a Human Rights Watch.

O primeiro-ministro, Prayuth Chan-ocha, deverá agora ordenar uma investigação parcial sobre os alegados espancamentos e uso de balas de borracha que feriram os manifestantes e os obrigaram a retaliar contra as forças de autoridade.

Foram cerca de 2000 participantes nos protestos que tentaram marchar até ao Centro Nacional de Convenções Queen Sirikit. Quando se encontravam a cerca de 7 quilómetros de distância, os manifestantes foram bloqueados e barricados pela polícia. Na sequência dos protestos, a polícia de choque desencadeou um confronto contra os militantes, usando cassetetes para espancar quem se opusesse. Nos confrontos estavam envolvidos monges budistas que acabaram envolvidos na escaramuça.

Num vídeo partilhado nas redes sociais, é possível ver as imagens destes confrontos e a aparente violência com que sucederam. É visto, inclusive, um monge a reagir contra as forças policiais atingindo um polícia com um pontapé.

Elaine Pearson, diretora da Human Rights Watch na Ásia, afirmou que “o governo tailandês deve parar de reprimir violentamente as manifestações e deve investigar e processar adequadamente os responsáveis ​​por abusos, independentemente do seu partido (…) “Tanto os Governos como as Nações Unidas devem solicitar publicamente ao governo tailandês e condenar a sua repressão política, dialogando sobre reformas democráticas”.

https://www.youtube.com/shorts/xleKEOXyUS8


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *