MoitaReportagem

«Momento simbólico mas com grande importância»

Foi desta forma que Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, definiu a inauguração do Balcão de Inclusão que teve lugar esta manhã na Loja do Munícipe, que irá funcionar com atendimentos às sextas-feiras, mediante marcação.

“É um momento puramente simbólico mas mais um passo de um caminho longo e difícil que tem vindo a ser percorrido no país e no concelho da Moita. Um caminho de inclusão para construir uma sociedade que integre todas as pessoas e mais justa, e para que a igualdade não seja uma mera intenção plasmada apenas na extensa legislação.”

Para o autarca “este balcão será mais uma peça no puzzle para construir soluções, e é um enorme orgulho para a Câmara Municipal ter um percurso nesta matéria, e ainda recentemente recebeu a insígnia de «Entidade Empregadora Inclusiva»”.

Rui Garcia relembrou ainda o trabalho realizado pela rede social do concelho “que se veio fortalecer com as instituições no terreno e com o apoio da autarquia, e se tem vindo a alargar”.

O presidente do INR -Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Simões dos Santos, esteve presente na inauguração e deixou os agradecimentos à autarquia, que agora se junta a outras oitenta que já disponibilizam os Balcões de Inclusão aos seus munícipes.

“Este é um projecto que se iniciou há cerca de dois anos e pretende criar uma rede de proximidade em todas as cidades, para garantir o acesso à informação das pessoas com deficiência, para conhecerem os seus direitos e deveres. Já existem balcões no INR e na Segurança Social, mas é totalmente diferente um atendimento local, com conhecimento da realidade do concelho, através de pessoas com conhecimento e que têm também ao seu dispor uma linha directa para poderem tirar dúvidas a quem procure este atendimento.”

Outro objectivo deste Balcão de Inclusão é o gradualmente fazer também atendimento domiciliário.

O atendimento especializado do Balcão de Inclusão integra informação sobre respostas sociais disponíveis, emprego, formação profissional e apoios, prestações sociais e benefícios fiscais, produtos e apoios técnicos, educação, centros de recursos para inclusão, intervenção precoce, acessibilidades e transportes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *