AgendaMoita

Moita | Varino ‘Boa Viagem’ recria viagem histórica de transporte de neve

- publicidade -

No dia 6 de agosto, o varino ‘O Boa Viagem’ vai participar numa recriação histórica, relacionada com o carregamento da neve que vinha inicialmente da Serra da Estrela (1614), para a cidade de Lisboa, com vista a fazer sorvetes para a Corte.

O transporte da neve era feito em carroças até ao Tejo e depois seguia em barcas até ao Terreiro do Paço, com toda a celeridade, e iniciava-se no primeiro de maio e prolongava-se até ao último dia de setembro.

A saída está marcada para as 12h00, no Cais da Moita, com chegada prevista a Lisboa às 14h00 (Cais das Colunas).

A organização desta recriação “Dar neve a Lisboa” foi iniciativa da Marinha do Tejo, com o apoio da Câmara Municipal da Moita, através da cedência da sua embarcação municipal, tipo varino “O Boa Viagem” e a parceria, do Clube Escape Livre da cidade da Guarda.

A iniciativa começa no dia 5 de agosto, com a recolha e o transporte da neve da Serra de Estrela, em veículos de todo-o-terreno, pelos elementos do Clube Escape Livre, até à vila da Moita.

No dia seguinte, 6 de agosto, a embarcação tradicional “O Boa Viagem” recebe a neve e vai fazer o seu transporte até ao Cais das Colunas, onde procede ao seu desembarque, terminando aqui a reconstituição do transporte da neve para a cidade de Lisboa. Este era servido em sorvete, na casa “Martinho das Neves”, que deu origem ao atual Martinho da Arcada, na Praça do Comércio, em Lisboa.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo