Moita

Moita vai participar no 2.º Festival Marítimo de Pasaia no País Basco

O município da Moita foi convidado pela Associação Basca Albaola, do município de Pasaia no País Basco, para o 2.º Festival Marítimo de Pasaia que em 2020, terá Portugal como país convidado, e que irá decorrer entre 28 de Maio e 1 de Junho.

Na cerimónia de assinatura de protocolo, que teve lugar esta manhã nos Paços do Concelho, o presidente Rui Garcia explicou a forma como se iniciou a relação entre os dois municípios “quando em 2019 Pasaia participou no IV Encontro de Culturas Ribeirinhas, realizado em Outubro, no concelho da Moita, e foi então feito o convite para este ano participarmos no 2.º Festival. Pasaia tem muito em comum com a Moita, no que respeita à preservação das tradições e da história no campo náutico e em usar essa vertente como alavanca para o desenvolvimento turístico e económico.”

O autarca revelou ainda que “iremos levar canoas e catraios e temos vindo a contactar outros municípios para fazerem parte desta participação nacional que queremos que seja o mais abrangente possível, e para a qual já temos confirmação de Sesimbra, na vertente da náutica de mar, e estamos ainda em conversações com Aveiro e Minho”.

Para Rui Garcia “este convite é também um reconhecimento de que o trabalho que temos vindo a desenvolver no campo da preservação da nossa história e identidade marítima, está a ser reconhecido internacionalmente e Portugal irá estar bem representado”.

A Alcaldesa de Pasaia, Izaskun Gómez explicou que a primeira edição do Festival teve lugar em 2018 “e colocou um pequeno município do País Basco, que enfrentava vários problemas económicos, no mapa mundial dos eventos náuticos.

Convidámos o município da Moita porque reconhecemos muito do trabalho que têm vindo a fazer na preservação do património e também porque somos um município que tem muitos elementos portugueses. Por isso será um prazer receber a Moita e Portugal no 2.º Festival Marítimo de Pasaia, para dar a conhecer aos nossos visitantes a vossa cultura, gastronomia, folclore e o trabalho feito na área da recuperação e preservação náutica, para que todos possam disfrutar disso, com um município amigo e irmão.”

Seguiu-se uma apresentação do que se espera para este evento, organizado pela Associação Basca Albaola, que aguarda a representação de 120 embarcações da costa francesa, inglesa, mediterrânica, da Croácia e da Itália, bem como 5 embarcações de grande porte, como uma réplica da Fragata Standard, mandada construir por D. Pedro I da Rússia, e um barco em madeira da Normandia com 99 anos de idade usado na pesca ao bacalhau na Gronelândia, além de música e demonstrações de artesanato diversas.

O Festival terá ainda um carácter solidário para apoio a uma associação que alimenta refugiados na ilha de Lesbos, na Grécia e que recentemente teve vandalizados duas das suas viaturas.

A comitiva basca e elementos do executivo da Moita visitaram depois um conjunto de painéis interactivos localizados junto ao Cais da Moita.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *