Moita

Moita | Recolha porta a porta de resíduos elétricos ou eletrónicos prestes a começar

A Câmara Municipal da Moita anuncia que a partir do dia 1 de março, e de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, os munícipes já podem ligar para o númeroo 800 262 333, de forma a agendar a recolha gratuita de eletrodomésticos ou equipamento eletrónico fora de uso.

Este serviço resulta de um protocolo de cooperação entre o município e a Electrão, Associação de Gestão de Resíduos, para a Recolha Porta a Porta de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), em todo o concelho.

O projeto tem por objetivos a melhoria da salubridade pública e do ambiente urbano e uma melhor gestão dos fluxos específicos de resíduos valorizáveis, como é o caso dos REEE.

«Até agora, tem sido prática comum a deposição deste tipo de resíduos juntamente com “monos” na via pública.

Esta má prática obrigava o Município a recolher e a depositar os REEE em circuito não integrado em fluxo específico, não permitindo a devida reciclagem ou valorização destes resíduos.»

Com o novo serviço da Electrão e Câmara Municipal, os munícipes passarão assim a poder solicitar a recolha à sua porta de velhos eletrodomésticos ou equipamentos eletrónicos fora de uso, através de uma linha telefónica dedicada e gratuita.

Na data agendada, o equipamento será recolhido na habitação ou espaço comercial, sem que este tenha de ser depositado na via pública. Juntamente com os eletrodomésticos volumosos ou equipamentos eletrónicos, poderá também entregar pequenos eletrodomésticos, aparelhos e brinquedos elétricos ou eletrónicos.

Após a recolha, a Electrão procede à triagem e separação dos REEE passíveis de recuperação ou reutilização, encaminhando-os para instituições de solidariedade social, a fim de serem reparados ou valorizados.

Os restantes REEE são encaminhados para reciclagem e destino final pela Electrão, enquanto entidade gestora licenciada, em cumprimento da legislação sobre a matéria.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *