Moita

Moita | Petição exige solução para esgotos a céu aberto em Alhos Vedros

Uma petição contra a deposição de esgotos sem tratamento nas Valas reais de Alhos Vedros e no Rio Tejo no concelho da Moita está a decorrer na internet e conta já com mais de 400 assinaturas.

Segundo os proponentes, a petição tem como objectivo «solicitar junto das várias entidades, Câmara Municipal da Moita, Agência Portuguesa do Ambiente e IGAMAOT, (estas últimas, com funções fiscalizadoras) a resolução do grave problema de saúde pública que é a deposição de esgotos a céu aberto na Freguesia de Alhos Vedros, que afetam todo o concelho».

O documento adianta ainda que «durante anos, a população tem procurado chamar a atenção da Câmara Municipal da Moita para os graves problemas ambientais e constrangimentos que os esgotos a céu aberto provocam a quem reside e circula em Alhos Vedros.

Os maus cheiros os mosquitos impossibilitam que os Munícipes usufruam do espaço exterior, Cais do Descarregador, percurso entre Alhos Vedros e Modelo de Alhos Vedros, Parque das Salinas e até junto às suas habitações, as valas estão situadas em locais próximos às zonas habitacionais.»

O documento aponta ainda os locais de deposição dos esgotos: na Vala Real paralela à Rua João Anes (Vila Verde, bairro Gouveia), Vala da Vinha das Pedras e também no Cais, na localidade de Alhos Vedros.

Na reunião camarária de 27 de Janeiro deste ano, o executivo desmentiu a situação que tinha sido apresentada em reportagens, e apontou responsabilidades para os proprietários e SIMARSUL, conforme o Diário do Distrito noticiou na altura.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *