Moita

Moita | Museu da Marinha recebe réplica do Varino ‘O Boa Viagem’

O Museu da Marinha recebeu uma réplica do Varino ‘O Boa Viagem’, oferta da Câmara Municipal da Moita, que chegou à sua nova ‘residência’ esta quarta-feira, 15 de Março, pelas mãos de Carlos Albino, presidente do município.

Recebeu a réplica da embarcação tradicional o diretor do museu, o Almirante José Croca Favinha.

Tudo começou há cerca de um ano, durante a abertura do ano náutico da Marinha do Tejo, no Montijo “e eu não pedi nada ao senhor presidente, foi ele quem teve a iniciativa própria, e a qual eu agradeço e muito, de me dizer que iria oferecer ao Museu da Marinha esta réplica do Varino O Boa Viagem, que é muito significativa para nós” contou o Almirante, citado na nota da autarquia enviada às redações.

O Almirante José Croca Favinha assume ainda que «o senhor presidente cumpriu a sua palavra e nós não podíamos estar mais satisfeitos de ver esta oferta feita em jeito de promessa cumprida».

Para o diretor do Museu, esta oferta significa que «existe uma relação entre o Museu da Marinha, que é o museu do mar e dos portugueses devido à maritimidade de Portugal, com todas estas comunidades marítimas portuguesas nas quais o município da Moita se destaca.

E destaca-se sobretudo por manter o seu apoio às embarcações tradicionais porque é no seu território que está o último estaleiro de construção naval de madeira de embarcações tradicionais da zona de Lisboa e, talvez, de Portugal. Portanto esta ligação para nós é muito importante porque que dizer que que os representa a alma dos portugueses que gostam do mar.»

A réplica do varino ‘O Boa Viagem’ foi oferecida pelo Mestre Jaime à Câmara Municipal da Moita, com o propósito da embarcação ser posteriormente doada para fazer parte do espólio do Museu da Marinha.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *