DistritosMoitaTurismo

MOITA – Barcos Típicos do Tejo com candidatura a Património da Humanidade

O principal objetivo da candidatura é salvaguardar as embarcações típicas do Estuário do Tejo e preservar o último estaleiro de construção naval em madeira, de Jaime Costa, localizado em Sarilhos Pequenos.

A ideia partiu da Câmara Municipal da Moita que vai apresentar muito em breve uma candidatura à UNESCO para preservar e salvaguardar as técnicas de construção e reparação dos barcos típicos do Estuário do Tejo, arte essa que é realizada no Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, do Mestre Jaime Costa. Em curso está o inventário de todo esse património no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A autarquia vai ainda requerer medidas urgentes de salvaguarda do património junto da UNESCO.

Foi no passado mês de junho que o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, anunciou o projeto intitulado <<Moita Património do Tejo>>, para o edil é importante este projeto que irá dar <<um contributo de grande importância para a salvaguarda das embarcações tradicionais do Estuário do Tejo, enquanto património vivo, não só do concelho da Moita, mas de toda a região>>, mas o projeto vai mais além do que é esperado, o Município irá também incluir o último estaleiro em funcionamento de construção naval em madeira do Estuário do Tejo, o estaleiro do Mestre Jaime Costa é um dos últimos do País que aplica ainda técnicas ancestrais dos nossos antepassados ligados ao mundo marítimo, o equipamento que está localizado em Sarilhos Pequenos é um <<elemento importante>> para a história, edução e fundamentalmente para a continuidade dos barcos típicos do Tejo.

Foi em 1980 que a Câmara Municipal da Moita adquiriu o varino <<O Boa Viagem>>, uma embarcação que faz parte da história do concelho da Moita e que é mesmo considerado <<a joia>> do Município. A sua manutenção não seria possível sem a peça fundamental do estaleiro naval do Mestre Jaime Costa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *