Moita

Moita | Aprovada candidatura do município ao Fundo Ambiental

A Câmara Municipal da Moita viu aprovada a candidatura ao Fundo Ambiental, no âmbito do Programa RecolhaBio, com vista ao desenvolvimento do projeto-piloto de recolha seletiva de Biorresíduos na Urbanização da Fonte da Prata, em Alhos Vedros.

«Esta será a primeira experiência de recolha seletiva de Biorresíduos numa área de edifícios plurifamiliares, permitindo assim ao município definir a melhor estratégia de alargamento do serviço às restantes áreas do concelho com a mesma tipologia habitacional» refere a nota da autarquia.

A recolha de Biorresíduos tem vindo a ser implementada apenas em zonas de habitações unifamiliares, na freguesia da Moita, e brevemente no Gaio- Rosário e Sarilhos Pequenos, prevendo-se igualmente o seu alargamento a zonas periféricas da freguesia de Alhos Vedros.

Este projeto-piloto, com início previsto para o segundo trimestre de 2023, vai abranger cerca de 1000 habitantes da Urbanização da Fonte da Prata (zona compreendida entre a Rua Jorge Peixinho e a Rua Luís de Freitas Branco).

Cada morador aderente vai receber um balde de 7 litros para separar os Biorresíduos (restos de comida e resíduos de jardinagem) na sua habitação e uma chave digital para aceder ao contentor coletivo onde irá depositar os seus Biorresíduos. Os contentores coletivos vão ser instalados na via pública, nos pontos habituais de recolha de resíduos.

O projeto, que vai ao encontro das metas nacionais e comunitárias para os Biorresíduos, inclui também a aquisição de uma viatura elétrica de recolha de Biorresíduos, dotada de um sistema de registo de dados que irão integrar uma plataforma digital de gestão de resíduos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *