Seixal

Moinho de Maré Velho dos Paulistas vendido

O Moinho Velho dos Paulistas, localizado na zona de sapal do concelho do Seixal, foi vendido.

O local, referenciado no site imobiliário ProPortugal, é apresentado como um «Fantástico Moinho de Maré na baía do Seixal, na freguesia de Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, acompanhado de várias fotos, plantas, estudos feitos para a sua recuperação e uma das propostas, com uma área de 546 m2, e o terreno envolvente, de 75.920 m2, está também incluído na venda.

«Os Moinhos de Maré são ruínas emblemáticas e dos melhores e mais antigos exemplos de arqueologia industrial que temos no nosso País» é o texto que acompanha a apresentação do Moinho, «localizado na baía do Seixal junto ao centro de estágio do Benfica, assume-se como um local idílico com uma forte identidade paisagística ambiental e cultural, cujas frentes ribeirinhas dão abrigo a uma biodiversidade cada vez mais presente nesta baía.

Com vista à salvaguarda dos moinhos de maré existentes no concelho, a Câmara Municipal do Seixal apoiou e promoveu a sua classificação enquanto património cultural edificado. Este em especial tem um projeto em estudo para o tornar num imóvel único.»

Nos sites imobiliários onde o imóvel também está disponível para consulta, o preço apresentado é de 650.000 euros (3.095 €/m2), sendo apresentado como «antigo Moinho para reabilitação total», com «condições excepcionais para um hotel de charme», por se encontrar «localizado no meio da Natureza, com pequenas docas para transporte da farinha para a cidade de Lisboa. Essas docas poderão hoje ser utilizadas para turismo e actividades lúdicas náuticas.»

O Diário do Distrito questionou a Direção-Geral do Património Cultural sobre a propriedade do moinho, obtendo como resposta da Divisão do Património Imóvel, Móvel e Imaterial que «na nossa base de dados consta a informação, retirada da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, de que em 2018 o proprietário do Moinho Velho dos Paulistas era a Sociedade Industrial Alegria, SA», empresa que foi liquidada em abril de 2019.

Imóvel de Interesse Público

O Moinho de Maré Velho dos Paulistas foi construído com uma das tipologias menos comum à época, uma vez que tem (tinha) dois pisos, nas extremidades do edifício formando assim duas torres de cada lado com cobertura de duas águas. A sala da moagem encontrava-se ao centro, a zona de um só piso e na torre do lado da entrada, situava-se a habitação do moleiro, e na outra torre encontra-se o celeiro.

Este Moinho está registado como ‘IIP – Imóvel de Interesse Público’ na Direção-Geral do Património Cultural, designação definida pelo Decreto n.º 29/84, DR, I Série, n.º 145, de 25-06-1984 e através do Edital de 1-01-1983 da Câmara Municipal do Seixal, e cuja proposta de classificação por parte da autarquia tinha sido iniciada a 27-02-1976.

No SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitectónico, o Moinho de Maré Velho dos Paulistas está registado sob o IPA.00032864, e é descrito da seguinte forma: «arquitectura agrícola, quinhentista e setecentista.

Moinho de maré de planta retangular composta por vários corpos dispostos em eixo, construídos no leito do rio sobre embasamento de cantaria, com arcadas onde giram os rodízios horizontais e paralelos às mós, e com fachada principal comunicando com um pequeno cais a eixo da construção. Os moinhos de maré do concelho do Seixal constituem o mais antigo núcleo ainda existente característico de uma região onde se ergueram muitos moinhos desde o séc. 14, tendo atingido o número de 60 unidades moagem no séc. 16. O curto tempo de moagem diária, cerca de 4 horas por maré, era compensado pelo elevado número de casais de mós.»

O Diário do Distrito obteve da parte da autarquia do Seixal a resposta ao email enviado a 5 de Abril, uma breve resposta enviada no dia 12 de Abril: «a Câmara Municipal do Seixal desconhece qualquer processo referente à venda do Moinho de Maré dos Paulistas».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *