Moção do PCP exige nova escola secundária e pavilhão desportivo na EB 2+3 de Azeitão

Moção foi aprovada por unanimidade na Assembleia de Freguesia de Azeitão

publicidade
Tempo de Leitura: < 1 minuto

O PCP apresentou uma moção na Assembleia de Freguesia de Azeitão, aprovada por unanimidade, pela «Construção de nova Escola Secundária e pavilhão desportivo na EB 2+3 de Azeitão».

No documento pode ler-se que «as freguesias de Azeitão têm sofrido um significativo crescimento demográfico nos últimos anos, que se projecta no futuro, face a objectivos e pressões para implementação de novas urbanizações.

Regista-se a existência significativa de crianças e jovens em idade escolar que exige, há muito, um investimento correspondente ao nível de infraestruturas que garanta a oferta de serviços públicos, nos quais de destaca a educação.

A inexistência de oferta ao nível do ensino secundário que sirva a população estudantil de Azeitão, é uma realidade identificada pela comunidade educativa, por toda a população e pelas autarquias, mas também pela tutela.»

Na Moção, é referido ainda que «há terreno disponível, e tal nunca constituiu obstáculo. O Governo reconheceu a urgência da necessidade de construção de uma nova escola de ensino secundário que sirva a população estudantil da zona. Tem projecto aprovado, foi adjudicada a sua construção, que viria a ser travada pelo governo do PSD/CDS-PP.

Consequentemente, todos os anos, centenas de alunos são obrigados a deslocar-se para fora da sua área de residência e para fora do seu concelho para prosseguirem os estudos. As escolas de opção encontram-se sobrelotadas, o que atrasa a colocação dos alunos oriundos de Azeitão, limitando também as suas opções no que respeita à área de ensino, por imposição de critérios que conferem prioridade de escolha aos alunos da sua área de residência.

Aos custos económicos acrescidos de quem tem que se deslocar, soma-se o desgaste provocado por longas e demoradas deslocações diárias, numa zona com uma rede de transportes colectivos deficitária e inadequada.»

A Moção exige assim ao Governo a construção de um pavilhão gimnodesportivo na Escola Básica 2, 3 de Azeitão, e o desbloqueamento do processo de construção da nova Escola Secundária que sirva a população estudantil de Azeitão.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira o seu comentário
Nome