País

MOBILIDADE – Obras na Ponte 25 de Abril vão começar

“Esta é a nossa maior obra de engenharia e a mais notável” referiu Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, no arranque oficial da obra, que vai custar 12,6 milhões de euros.

As obras de reparação e conservação na Ponte 25 de Abril começam formalmente hoje com a consignação ao consórcio vencedor do concurso público da empreitada, adjudicada por 12,6 milhões de euros.

A obra tem conclusão prevista para o final do ano de 2020 e será executada pelo consórcio composto pelas empresas Somague, Sociedade de Montagens Metalomecânicas e STAP–Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas.

Segundo as Infraestruturas de Portugal (IP), a consignação é «o início formal da obra», que foi  assinalada numa cerimónia no edifício da Experiência Pilar 7, em Lisboa, pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

No seu site, a IP refere que «as intervenções de manutenção a realizar na Ponte 25 de Abril serão executadas em períodos de menor fluxo de tráfego, nomeadamente em período noturno e em dias não úteis, de modo a não interferir com a normal circulação rodoviária e ferroviária».

A obra na ponte que liga as duas margens do Tejo entre Lisboa e Almada foi adjudicada em Setembro e vão incidir sobre elementos metálicos da ponte suspensa e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte.

Trata-se de trabalhos de construção metálica, soldadura, reposição localizada da proteção anticorrosiva, substituição de elementos não estruturais, limpeza, tratamento e pintura pontual de superfícies de betão.

Inicialmente, a IP tinha estimado que os trabalhos seriam orçados em 18 milhões de euros, mas o consórcio vencedor – entre seis – apresentou uma proposta inferior, no total de 12,6 milhões de euros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *