Internacional

Ministros de Portugal e da Bélgica em périplo pela Tunísia para reforçar laços e debater economia

A ministra dos Negócios Estrangeiros, dos Assuntos Europeus e do Comércio Externo, e das Instituições Culturais Federais da Bélgica, Hadja Lahbib, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, concluíram na noite desta quarta-feira a deslocação oficial à Tunísia, em representação do Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, e dos 27 Estados-Membros da União Europeia.

No âmbito desta visita, os dois ministros foram recebidos pelo Presidente da República tunisina, Kais Saïed, “uma oportunidade para debater de forma aberta, franca e construtiva a situação política, económica e social do país”, indica comunicado oficial. Da agenda, destaque também para a reunião de trabalho com o homólogo tunisino, o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Migração e dos Tunisinos no Estrangeiro, Nabil Ammar.

Durante estes encontros, os ministros “reafirmaram o compromisso com a parceria entre a União Europeia e a Tunísia, incluindo os valores e princípios que a sustentam”. O ministro português, João Gomes Cravinho, sublinhou “o diálogo frutífero com as autoridades tunisinas, que permitiu identificar novas pistas para o aprofundamento das relações entre a UE e a Tunísia, a curto e longo prazo, assente no espírito de parceria e em princípios fundamentais”.

Já a ministra belga Hadja Lahbib referiu que foi passado em revista “o estado das nossas relações, a riqueza das nossas múltiplas parcerias, a longa história que nos une. É com esta base sólida que temos enfrentado os desafios políticos, socioeconómicos, financeiros e migratórios. A nossa missão constituiu também uma oportunidade para reafirmar o nosso compromisso com os princípios e valores da democracia, do Estado de Direito e dos Direitos Humanos que sustentam as relações tunisino europeias. Estas são as pedras basilares para enfrentarmos juntos o futuro”.

Na sequência dos encontros com as autoridades tunisinas, os chefes da diplomacia belga e portuguesa reuniram-se ainda com representantes da sociedade civil tunisina.

Os ministros irão apresentar muito brevemente as conclusões desta missão no Conselho de Negócios Estrangeiros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *