AtualidadeBarreiroMoitaMontijo

Ministro da saúde garante suprimir necessidades do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro visitou na quarta-feira, o Centro Hospitalar Barreiro- Montijo e garantiu «que todas as necessidades do Hospital vão ser suprimidas».

Acompanhado por elementos do Conselho de Administração do CHBM e de membros dos executivos camarários do Barreiro e Moita, o ministro da Saúde reuniu com as entidades presentes de forma a obter informação acerca das necessidades mais urgentes para o Hospital.

Entre estas, destacou o ministro a necessidade de aplicar «o grande programa de eficiência energética para reduzir o custo energético e a pegada de carbono do hospital, a instalação de um segundo acelerador linear para tratar com radioterapia os doentes com cancro mas outras necessidades que a Administração nos foi chamando à atenção.

A estas teremos de responder, quer na melhoria na área da obstetrícia, quer na tão ansiada máquina de ressonância magnética nuclear que há de merecer uma atenção por parte do Governo e estou também certo, do apoio por parte dos senhores autarcas servidos por esta unidade hospitalar.»

Depois da visita, Manuel Pizarro destacou «o nosso reconhecimento pelo trabalho imenso e dedicado dos profissionais deste centro hospitalar que em condições muito difíceis, sendo um centro muito pressionado pela procura e tem feito um trabalho magnifico de resposta às necessidades das pessoas.

Por outro lado, é um sinal da nossa atenção aos problemas que há para resolver também neste centro hospitalar.»

Manuel Pizarro considerou-se ainda «satisfeito com os investimentos que foram feitos recentemente, a melhoria do serviço de urgência, a nova unidade de cuidados intensivos, a instalação de um novo TAC, a instalação de um novo acelerador linear para a radioterapia, mas também ao que há para fazer».

Outro aspecto destacado pelo governante é o processo de negociar e trabalhar com as autarquias do PS. «Há um enorme esforço da Moita, do Barreiro, do Montijo, de Alcochete. Não tem faltado ao SNS apoio do poder local democrático desta zona e esta é uma ligação e uma cooperação muito importante.

A pandemia chamou à atenção para que não é mais possível imaginar o sistema de saúde separado do poder local e isto tem sido exemplar aqui na área de influência do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, esta ligação profunda entre poder local e o Serviço Nacional de Saúde e acho que isso mostra às pessoas que assim se consegue resolver melhor os problemas e se consegue ultrapassar mais facilmente as dificuldades».

Fonte: Câmara Municipal da Moita


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *