Saúde

Ministro da Saúde diz que nova lei do tabaco “não é política contra quem fuma”

O ministro da Saúde Manuel Pizarro admitiu esta quarta-feira no Porto que a alteração da lei do tabaco “tem sempre muitas resistências”, mas preferiu realçar o objectivo de “preservar os que não fumam da exposição ao fumo do tabaco e garantir que as jovens gerações chegam a 2040 como uma geração livre de tabaco”.

O governante defendeu ainda que a alteração à lei “não é uma política contra quem fuma”, bem pelo contrário. “O ponto essencial é tratar da redução do fumo do tabaco. O fumo do tabaco não é uma matéria secundária em matéria de saúde pública. A mudança da lei do tabaco não é uma política contra quem fuma”, disse Pizarro, acrescentado que ainda este ano irão começar as iniciativas de rastreio.

“Os cancros em cuja mortalidade mais aumentou são cancros relacionados com o consumo de tabaco: pulmão, traqueia e brônquios”, referiu ainda o ministro.

Em termos genéricos, a nova lei vai proibir restaurantes, cafés, bares, salas e recintos de espectáculo, casinos, bingos, salas de jogos, feiras, exposições e bombas de gasolina de vender cigarros. A partir de Outubro passará também a ser proibida a venda de produtos de tabaco aquecido que tenham aromatizantes nos seus componentes. Além disso, as embalagens de tabaco aquecido passarão a apresentar advertências de saúde combinadas, incluindo texto e fotografia, sendo assim equiparadas ao tabaco convencional.

Haverá também limites para os fumadores em esplanadas que tenham algum tipo de cobertura e ainda à porta ou junto às janelas de restaurantes, bares e cafés. Será também proibido fumar nos espaços ao ar livre junto de edifícios públicos como escolas, faculdades ou hospitais.

Todas as novas medidas propostas pelo Governo podem ser consultadas aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *