Justiça

Ministério Público pede absolvição de ex-militante do Chega e acusa Bloco de Esquerda de ser “farinha do mesmo saco”

O Ministério Público (MP) pediu esta terça-feira a absolvição do fundador e agora ex-militante do Chega Nuno Afonso por ter alegadamente ofendido a “credibilidade” e “prestígio” do Bloco de Esquerda (BE), ao acusar o partido, no Facebook, de “instrumentalizar populações e etnias” e “apoiar a violência”, avança o Jornal de Notícias.

Na origem das publicações esteve uma manifestação, em Janeiro de 2021, de imigrantes em Serpa, no primeiro dia da campanha de André Ventura à Presidência da República.

Hoje, no Campus da Justiça, em Lisboa, a procuradora Maria João Abranches reconheceu que as declarações de Nuno Afonso, à data dos factos chefe de gabinete de Ventura, foram “grosseiras”, mas “não admitem a censura penal, sem prejuízo do mau gosto de todo o debate político actual”.

Para a magistrada, não há “grande diferença” entre “o estilo de discurso” do ex-militante do Chega e o de elementos do BE, nomeadamente o da deputada e muito provavelmente futura coordenadora do partido Mariana Mortágua. “É mais ou menos farinha que está toda no mesmo saco. É tudo um discurso de ódio”.

A decisão do Tribunal Local Criminal de Lisboa é conhecida a 1 de Março.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *