Cantinho da BicharadaCrimeDistrito de Portalegre

Ministério Público acusa João Moura de 18 crimes de maus-tratos a animais

O Ministério Público de Portalegre requereu o julgamento de João Moura por 18 crimes de maus tratos a animais de companhia, um dos quais agravado.

Na nota divulgada por aquele órgão, pode ler-se que «o Ministério Público junto do Tribunal de Portalegre requereu o julgamento de 1 indivíduo, fortemente indiciado da prática de 17 (dezassete) crimes de maus tratos a animais de companhia e um 1 (um) crime de maus tratos a animais de companhia agravado, fatos ocorridos entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, em Monforte, área desta comarca».

Os factos remontam a Fevereiro de 2021 quando uma denúncia anónima levou a uma investigação do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, que viria a descobrir 18 cães de raça galgo em estado de subnutrição numa propriedade do cavaleiro tauromáquico João Moura, em Monforte.

Vários dos galgos estavam em estado crítico e um chegou mesmo a morrer, apesar dos cuidados veterinários que lhe foram prestados após o resgate.

João Moura foi detido por suspeita do crime de maus tratos a animais de companhia e depois de ter sido interrogado no Tribunal de Portalegre, saiu em liberdade com Termo de Identidade e Residência.

Foi agora formalmente acusado de 18 crimes de maus tratos a animais de companhia, uma dos quais agravado, que podem vir a levar a uma condenação de dois anos e quatro meses de prisão.

A situação causou grande contestação popular, levando mesmo a uma petição pela condenação do cavaleiro tauromáquico, e a um protesto junto ao Campo Pequeno, quando João Moura foi alvo de uma tourada de homenagem.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *