Atualidade

Militar da Marinha Portuguesa comanda missão da União Europeia em Moçambique

O Comodoro Fuzileiro Rogério Martins de Brito foi nomeado para comandar a missão de treino da União Europeia em Moçambique e tomará posse no dia 9 de setembro.

Esta missão tem como objetivos apoiar e formar as Forças Armadas Moçambicanas para a capacitação dos militares no incremento da proteção da população civil e na resposta às ameaças securitárias, em conformidade com o respeito pelos direitos humanos e o direito humanitário internacional.

O Comodoro Fuzileiro Rogério Martins de Brito nasceu em Angola, em 5 de janeiro de 1969. Ingressou na Marinha, em 1986, tendo concluído cinco anos mais tarde a licenciatura em Ciências Militares Navais, ramo Fuzileiros, pela Escola Naval.

Durante a sua carreira frequentou vários cursos de natureza operacional, na Marinha e no Exército português, mas também em Espanha, nos Estados-Unidos e na Alemanha onde obteve as qualificações em operações especiais, anfíbias e expedicionárias. Possui o Curso Geral Naval de Guerra (CGNG), frequentado em 2002, o Curso de Estado-Maior Conjunto (CEM-C), em 2011/12, e o Curso de Promoção a Oficial General (CPOG), em 2020/21.

Como oficial subalterno, foi comandante de Pelotão de Reconhecimento do Corpo de Fuzileiros, em 1991/92, adjunto do comandante de Companhia da Escola Naval no 1.º Ano de Formação Geral Comum, entre 1992/94, oficial imediato do Destacamento de Ações Especiais (DAE), no período 1994/2000 e, na transição para oficial superior, exerceu o cargo de comandante desta Unidade de Operações Especiais de Marinha, entre 2000/2003.

Assumiu, posteriormente, as funções de oficial de Operações do Batalhão de Instrução da Escola de Fuzileiros, entre 2003/06, e de Expeditionary Operations Staff Officer no Combined Joint Operations from the Sea, Centre of Excellence, em Norfolk, Estados-Unidos da América, em 2008/11. De regresso a Portugal e após a frequência do CEM-C, foi comandante do Batalhão de Fuzileiros nº2 (BF2) e do Destacamento HUMINT da Marinha, entre 2012/16, chefe do Departamento de Operações do Corpo de Fuzileiros, no período 2016/18, comandante da Escola de Fuzileiros e 2º comandante do Corpo de Fuzileiros, em acumulação de funções, em 2018/20. Em agosto de 2021, após conclusão do CPOG, reassumiu o cargo de 2.º comandante do Corpo de Fuzileiros.

Durante a sua carreira participou em várias missões, destacando-se a Operação Stabilise (1999/00) em Timor-Leste, a bordo do NRP Vasco da Gama, e em várias operações no combate ao narcotráfico. Foi chefe do Grupo de Trabalho para a criação do Curso de Aperfeiçoamento em Operações Especiais de Marinha, em 2007, tendo nesse mesmo ano ministrado um curso similar ao GOE/PSP de Macau, naquele território.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, dos quais se realçam as Medalhas de Serviços Distintos, Mérito Militar, Cruz Naval, Comportamento Exemplar, Comissões Especiais e a Meritorious Service Medal agraciado pela Marinha Norte-Americana. ​

Fonte: Marinha Portuguesa


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *