Distrito de LeiriaMundoPaís

Milagre dos Pastorinhos de Fátima cria feriado municipal no Brasil

Juranda, a cidade natal da criança brasileira cujo milagre permitiu a canonização dos Pastorinhos de Fátima, criou um novo feriado municipal.

Ao dia 20 de fevereiro será comemorado o feriado como o Dia dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

A escolha da data deve-se ao dia em que Jacinta Marto morreu em 1920, com apenas 10 anos. Na liturgia católica, é também o dia em que se celebra a festa dos dois videntes mais novos de Fátima.

Segundo uma nota do gabinete de comunicação do Santuário de Fátima, esta decisão foi aprovada pela Câmara Municipal a 11 de fevereiro e “tem efeitos imediatos”.

Em 2013, Lucas – com quem o Diário do Distrito esteve em Fátima em maio de 2017 – ficou em coma depois de uma queda de uma altura aproximada de quase 7 metros em Juranda – Paraná.

A criança, de 5 anos, sofreu um grave traumatismo crânio-encefálico, com perda de massa encefálica.

Segundo os médicos, caso sobrevivesse, ficaria em estado vegetativo ou com graves deficiências cognitivas.

Os pais voltaram-se para a fé, pedindo aos dois Pastorinhos pela cura do filho.

Três dias após a queda, a criança recebeu alta, não apresentando qualquer dano cerebral, neurológico ou cognitivo.

Em 2017, depois de vários exames e análise de relatórios, uma equipa médica deu o parecer de se tratar de uma “cura inexplicável do ponto de vista científico”.

Francisco e Jacinta tinham sido beatificados pelo papa João Paulo II, em Fátima, em 13 de maio de 2000. Esta cura, considerada milagre pela Igreja católica, permitiu que fossem declarados santos pelo papa Francisco a 13 de maio de 2017, durante as celebrações do Centenário de Fátima.

Em 1917, Francisco e Jacinta Marto, juntamente com a sua prima Lúcia, terão visto a Virgem Maria por seis vezes em Fátima, onde hoje se encontra o Santuário.

Ainda na época das aparições, várias pessoas pediam as suas orações pelos doentes, pelos soldados portugueses que combatiam na Primeira Guerra Mundial e pela paz no mundo.

Em 1918 os dois irmãos adoeceram com a Gripe Espanhola, tendo o Francisco morrido na manhã de 4 de abril de 1919, aos 11 anos na sua casa em Aljustrel – Fátima.

A pequena Jacinta teve várias complicações respiratórias graves e veio a morrer em Lisboa, no Hospital Dona Estefânia, pelas 22h30 do dia 20 de fevereiro de 1920.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *