AlmadaAtualidadeDesporto

Miguel Oliveira doa camisola autografada para leilão solidário

O piloto Miguel Oliveira doou uma camisola oficial autografada à Associação Dignitude, que começa hoje a ser leiloada, e cujas receitas se destinam a comprar medicamentos para apoiar pessoas que ficaram em situação precária devido à pandemia.

O leilão da camisola do piloto português, vencedor do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, decorre entre hoje e o dia 26 de abril e para participar basta aceder à plataforma digital eSolidar e apresentar a licitação.

“A oferta mais alta ganha uma camisola autografada pelo reconhecido piloto português, ao mesmo tempo que contribuirá para levar saúde a quem mais necessita”, refere a associação em comunicado.

Miguel Oliveira afirma no comunicado que é com “bastante orgulho” que se associa “a uma causa tão nobre como o acesso à saúde para os mais afetados pela pandemia”.

“Num momento tão excecional, é essencial que a palavra de ordem seja solidariedade e todos podemos contribuir e impulsionar iniciativas solidárias que contribuam significativamente para a sociedade. Este é o momento de nos juntarmos e apoiar quem mais precisa”, sublinha Miguel Oliveira.

Em declarações à agência Lusa, Maria de Belém Roseira, embaixadora do projeto, disse que este leilão os “honrou muito”, porque foi uma “oferta personalizada” e as receitas vão reverter para o programa de “Emergência abem: COVID-19”, destinado a ajudar no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas ao mais vulneráveis.

Promovido pela Dignitude, o programa regular da “Emergência abem:” ajuda mais de 20 mil beneficiários”, em parceria com várias entidades, pagando-lhes a parte não comparticipada pelo Estado nos medicamentos.

“Em Portugal temos muita gente pobre, sabemos que a pobreza é um intensificador da probabilidade de adoecer e de adoecer com doença grave, e as pessoas mais pobres têm muitas dificuldades” em comprar medicamentos e a situação de saúde pode piorar, sublinhou.

Este programa surgiu para “tentar evitar isso ou minorar estas dificuldades, não invadindo a vida das pessoas”. Através da articulação com entidades locais, que conhecem as situações mais graves e identificam-nas, corresponsabilizando-se por uma parte do pagamento das despesas com medicamentos que comunicam à Dignitude que emite um cartão de beneficiário.

Os beneficiários podem deslocar-se a uma das 1.000 farmácias associadas e com o seu cartão comprar medicamentos prescritos pelo médico sem pagar nada, disse a antiga ministra da Saúde.

“É essencial para a pessoa continuar a ter uma vida com a doença controlada ou melhorada”, sublinhou, adiantando que cerca de 13% dos beneficiários são crianças.

“Com a emergência da covid, muitas situações passaram a ficar dramáticas do dia para a noite, com perdas de emprego, diminuição abrupta do rendimento das famílias com muitas encargos para satisfazer etc”, apontou.

Perante esta realidade, criou-se “um novo programa”, que tem já 1.266 beneficiários e a parceria de 47 com entidades locais, como autarquias, juntas de freguesia, IPSS, Misericórdias, Cáritas, que também levam os medicamentos hospitalares a casa, sobretudo durante o confinamento.

“Este é uma situação pungente (…) estamos todos muito receosos e lançamos mão de todas as formas de solidariedade possível, desde as campanhas que organizamos regularmente, até o leilão de coisas simbólicas como esta camisola do Miguel Oliveira, campeão nacional de Moto GP, que realmente são pessoas fantásticas”, rematou.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *