Justiça

Migrantes causaram tumultos no CIT do aeroporto do Porto

A Unidade Especial de Polícia foi acionada para controlar uma situação causada por migrantes marroquinos no Aeroporto Sá Carneiro, Porto, onde o grupo estava retido após ter sido intercetado no Algarve.

Os onze migrantes de nacionalidade marroquina foram detidos esta quinta-feira, depois de terem causado estragos avultados no Centro de Instalação Temporária (CIT) existente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, segundo o Jornal de Notícias.

Estes tumultos obrigaram à intervenção do Corpo de Intervenção da Unidade Especial de Polícia, e aconteceram após o grupo ter sido notificado da decisão judicial que os obriga a permanecer mais 30 dias naquelas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Os onze migrantes integravam o grupo de vinte e dois homens que, em 15 de junho foram intercetados pela Polícia Marítima quando se preparavam para desembarcar numa praia de Loulé.

Nove elementos foram colocados no CIT de Faro, e os restantes foram levados para o Porto, onde têm provocado vários problemas e a 4 de julho, três deles conseguiram fugir das instalações do aeroporto, sendo, contudo, apanhados pela PSP quando circulavam na Via Regional Interior que dá acesso ao aeroporto.

Esta quinta-feira, o motim começou quando os migrantes foram notificados da decisão do Tribunal de Loulé de prolongar a sua retenção no CIT por mais 30 dias, e durante o motim destruíram cadeiras, mesas e até as paredes daquele local, e chegaram a agredir outro cidadão estrangeiro que se encontrava retido no mesmo local.

Os migrantes detidos pelos inspetores do SEF e serão levados a tribunal para ficar a conhecer as medidas de coação.

Estes migrantes estavam há quase 60 dias no CIT do Aeroporto Francisco Sá Carneiro à espera da decisão sobre o pedido de asilo humanitário mas enquanto não houver uma decisão, são obrigados a permanecer retidos até ao período máximo de 90 dias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *